aDunicamp assembleiaEm uma assembleia concorrida realizada nesta quarta-feira, 20 de julho, os professores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ratificaram o fim da greve, que aconteceu durante o último mês de junho. Eles também decidiram manter e ampliar a Comissão de Mobilização Docente, mesmo com o encerramento da greve.

A Comissão de Mobilização foi mantida com o objetivo de dar seguimento ao Movimento SOS Universidade, que foi lançado no dia 8 de junho, com um debate sobre a universidade pública no auditório da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp).

A assembleia de hoje rejeitou a elaboração de duas moções. A primeira delas, solicitando à reitoria da universidade a apuração de fatos envolvendo agressões a docentes; e a segunda, também solicitando à reitoria “segurança ao trabalho dos docentes”.

Sobre esses temas, continua valendo, portanto, a moção aprovada na assembleia de 30 de junho. “Os professores e professoras da Unicamp (..)manifestam o seu repúdio às agressões sofridas por docentes, estudantes e funcionários no exercício de suas atividades ou por adesão à greve de suas categorias, devidas a enfrentamentos violentos em mobilizações. Apelamos à civilidade ao entendimento entre os membros das diferentes categorias que integram a comunidade acadêmica”, diz a moção.