ONG lança plataforma online para ajudar mulheres vítimas da violência

A Rede Minha Campinas lançou uma a plataforma online, uma espécie de página na internet, para ajudar e facilitar o combate à violência contra a mulher. Chamada de “Mapa do Acolhimento”, a página online serve para conectar mulheres vítimas de violência sexual a atendimentos especializados.

De acordo com a organização, uma grande dificuldade que as vítimas enfrentam é a falta de acesso e de informação sobre estes serviços.

Neste primeiro momento da mobilização, a Rede Minha Campinas está convidando terapeutas a se inscreverem para oferecer seus serviços gratuitamente a algumas destas vítimas. Para quem não é terapeuta e quer apoiar, abrimos um espaço para que se inscrevam no grupo de #MulheresMobilizadas que se dispõe a ajudar a avaliar estes serviços. O objetivo é fazer com que as mulheres se sintam “todas juntas para que nenhuma mulher precise sofrer sozinha”.

Para fazer parte da mobilização, basta acessar o link mapadoacolhimento.nossascidades.org/

“O acolhimento oferecido à vítima é escasso e nem sempre o mais adequado. Muitas vezes as mulheres acabam sofrendo sozinhas e silenciadas, sem espaços seguros que acolham a mulher. É por isso que a Rede Minha Campinas se juntou para conectar quem pode dar assistência profissional com quem precisa de ajuda”, diz Claudia Oliveira, coordenadora de mobilização da Minha Campinas

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o número de casos de estupro registrado em Campinas em fevereiro de 2016 é 150% maior em comparação a igual período de 2015. Foram 30 casos (mais de um por dia) contra 12 em 2015. Apesar dos números serem altos, sabe-se que a estatística é bem maior que a registrada, já que muitas vítimas deixam de fazer boletim de ocorrência por medo e vergonha.

O IPEA, em pesquisa lançada em 2014, estima que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil, sendo que apenas 10% dos casos são notificados, 89% das vítimas destes atos violentos são mulheres e 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou conhecidos da vítima.

Recent Posts

Estação Cultura recebe a Feira Cult, com mais de 100 expositores, pintura ao vivo e oficinas

(foto divulgação) Campinas recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho mais uma edição…

3 hours ago

Operação do Gaeco investiga ligação de policiais civis de Campinas com PCC

(imagem pcsp) O Ministério Público de São Paulo faz na manhã desta terça-feira (9) a…

4 hours ago

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

20 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

21 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

21 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 days ago