seminario morador de rua campO Seminário ‘Violação de população em situação de rua: um desafio cotidiano’, acontece no próximo dia 24 de Junho, sexta-feira, das 08h às 17h, no Sindicato dos Bancários, que fica rua Ferreira Penteado, 460 – 3º Andar – Centro Campinas-SP.

Os debates buscam compreender a realidade vivida pela população em situação de rua em Campinas e construir estratégias para o atendimento e alternativas de transformação.

Segundo os organizadores, o objetivo do seminário é dialogar sobre as Violações de Direitos Humanos e ou as formas de violências sofridas pela população em situação de rua e relacionar essa situação com a situação da imprensa hegemônica e suas ações ou inações na construção da Política de Assistência Social e na abordagem da Guarda Municipal de Campinas.

Os organizadores entendem que toda forma de violência atenta contra a dignidade humana, a vida, a cidadania e a liberdade. “Projetos de sociedade baseados em relações humanas de comunicação não ­violenta e superação da desigualdade social, econômica e política é dever de todos aqueles que acreditam em uma outra sociedade em que a vida está acima do Capital”, anotam.

O seminário também visa ampliar a construção de novos canais que permitam a denúncia e a regulação das violações de direitos, o direito à cidade e a efetividade da participação do segmento na construção das politicas públicas.

A organização deste evento é composto pelo coletivo: Fórum da População em Situação de Rua, Comissão de Visibilidade da População de Rua, Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o recém-fundado Movimento Nacional da População de Rua de Campinas-SP

Programação:

9h00 às 10h30
Violação de Direitos Humanos pela imprensa hegemônica: Desafios da Comunicação

Mesa:
Programa de Rádio Destilado da Rua – Fernando Pereira de Araujo
Rede Rua e Trecheiro – Fabiano Viana
Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas – Érica Zucatti

10h30 às 12h00
A construção das Políticas Publicas para a População em Situação de Rua: e a efetividade da Participação Popular

Mesa:
Secretaria de Assistência Social de Campinas
Mov. Nacional da Pop Rua – Anderson Lopes Miranda
Fórum População em Situação de Rua de Campinas – Rogério Alves Pacheco

(Almoço)

13h00 às 17h00
A abordagem da Guarda Municipal de Campinas à população em situação de rua: Como garantir um trabalho humanizado

Mesa:
Procuradoria
Corregedoria da Guarda Municipal
Defensoria Pública do Estado – Bruno Martinelli Scrignoli
Fórum da População em Situação de Rua de Campinas – Adriana Cavalcanti
Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas – Paulo Mariante