Famílias que ocuparam imóvel abandonado conquistam moradia após 4 anos

São Paulo – Depois de quatro anos de luta e ocupação, 72 famílias são os novas moradoras do Conjunto Habitacional Conselheiro Crispiniano (antigo prédio do INSS) que estava abandonado no centro da cidade São Paulo. A moradia foi inaugurada no último domingo (12).

O edifício estava abandonado há anos e foi comprado em 2013 pelo governo federal, depois de quatro anos ocupado pelas famílias que agora vivem no Conjunto. Em entrevista à repórter Vanessa Nakasato da TVT, Vera Padilha, que mudou-se há apenas três dias para o apartamento de quatro cômodos, diz que lutou 16 anos em movimentos de moradia para conquistar a casa própria.

“Foi muita emoção tanto da minha parte, como dos outros 72 moradores daqui, porque a gente luta, ocupa, acredita que você vai morar ali”, conta.

O prédio de 13 andares tem e apartamentos com áreas entre 30 e 52 metros quadrados. Ele foi reformado com recursos da União, do governo estadual e da prefeitura de São Paulo. O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. As famílias beneficiadas têm renda de até 1.600 reais. A prestação do imóvel equivale a 5% do salário de quem assina o contrato por dez anos. Dona vera, por exemplo, vai pagar 35 reais até 2026.

“Essas famílias estão morando em condição excepcional, com ótima mobilidade, mesmo que a pessoa não trabalhe no Centro”, afirma o secretário municipal de Habitação de São Paulo, José Sette Whitaker. O secretário ressalta que há mais de mil prédios ociosos na capital e que a reforma desses imóveis para moradia popular, principalmente no centro da cidade, traz desenvolvimento e economia à prefeitura.

Mesmo com seu sonho conquistado, Dona Vera diz que continuará ajudando seus companheiros de luta por moradia. “Vou continuar na luta, não vou parar enquanto tiver força e saúde, eu não vou parar essa luta, porque eu penso ainda nas pessoas que estão ali por esse objetivo.” (Da RBA)

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

15 hours ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

17 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

20 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

21 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

2 days ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

2 days ago