Ciro Gomes defende em Campinas um projeto nacional contra o neoliberalismo do governo Temer

Em seminário realizado em Campinas, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) defendeu o desenvolvimento de um projeto nacional de desenvolvimento contra a política neoliberal promovida pelo governo interino de Michel Temer (PMDB).

Ele sustentou, na contramão da moda neoliberal, que o Brasil precisa construir um novo projeto nacional de desenvolvimento, com começo, meio e fim. “Este projeto nacional de desenvolvimento deveria ter um compromisso tático e um objetivo estratégico”, afirmou.

Para Ciro Gomes, o objetivo estratégico deveria estar regido pela superação da desigualdade social. “Afirmar o crescimento significa colocar este compromisso tático e subordinar todas as outras condições a ele. E administrar as contradições inerentes a isso, diferente do que vem sendo feito pelo governo atual. E o objetivo estratégico seria o de superar a desigualdade social”, disse.

Ciro Gomes, virtual candidato à presidência em 2018, foi também ex-ministro da integração nacional no primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva e governador do Ceará, entre 1991 e 1994.

Ele também disse que o compromisso tático deveria ser pautado pelo crescimento econômico. “Parece um truísmo o que eu estou dizendo, mas faz três décadas que o Brasil perdeu qualquer compromisso com o seu desenvolvimento. É só olhar a média de crescimento dos anos de 1980 para cá: dá 2% ao ano. Se descontarmos o crescimento demográfico, a renda per capita do Brasil está crescendo a uma fração ínfima de zero vírgula nada. Isso em uma sociedade fragmentada pela violência, pela doença, pela hiperurbanização e por um padrão de consumo cuja renda não se sustenta.”

Ciro Gomes participou com o economista Gonzaga Belluzzo e outros do seminário no Instituto de Economia da Unicamp na quarta-feria, 15/06. O evento debateu a atual crise política e econômica do país e as alternativas possíveis para superá-la. O professor Denis Maracci Gimenez, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, organizou os debates. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Corte de verbas da Unicamp pelo governo Tarcísio prejudica a população de São Paulo

  Se a Unicamp recebesse menos verbas amanhã, quem sentiria primeiro? A resposta pode surpreender…

2 minutes ago

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

2 days ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

2 days ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

3 days ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

3 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

3 days ago