divulga ocupa limeira unicampNa madrugada desta quinta-feira, 30 de junho de 2016, estudantes da Faculdade De Ciências Aplicadas (FCA), após decisão em assembleia, ocuparam o escritório da reitoria em Limeira. Com o ato, os alunos pretendem apoiar a ocupação que ocorre há 48 dias no campus de Campinas, pressionar o reitor a dialogar com o movimento. Os alunos pretendem também “reagir às intimidações e retaliações promovidas por docentes da instituição”.

A decisão dos alunos aconteceu na assembleia realizada nesta quarta-feira, 29 de junho de 2016).
Os alunos ocuparam a sala da reitoria às 00h31. De acordo com o comando de greve, a ocupação se deu de forma não conflituosa e com o protagonismo das mulheres do comando de greve, de modo a não constranger a funcionária que ainda cumpria seu expediente na sala. “É importante ressaltar que não se usou de violência ou depredação do patrimônio para o ato”, anotaram.

A greve na FCA acompanhou o movimento iniciado em Barão Geraldo, que tem como pautas: o não contingenciamento de 40 milhões na Unicamp; a instauração de cotas, de acordo com a lei federal 12.711/2012, e o aumento dos mecanismos de permanência estudantil.

O movimento dos alunos também deliberou a reivindicação de pautas específicas do campus de Limeira: cotas na pós-graduação, flexibilidade e ampliação dos horários do Intercamp (ônibus que liga o campus de Limeira ao de Campinas), introdução do circular externo (já existente no campus de Campinas), sala de descanso para os funcionários terceirizados, abertura dos laboratórios de informática e do campus durante 24 horas, descentralização do Serviço de Apoio ao Estudante (hoje submisso ao campus de Campinas), fortalecimento e ampliação da extensão comunitária, e o repasse anual de 0,05% do ICMS para a FCA, acordado com o Governo do Estado de São Paulo.