Debate público tenta salvar o Museu da Cidade, patrimônio cultural de Campinas

gustavo petta divulgaNa próxima terça-feira (28), a partir das 18h30, acontece na Câmara de Campinas um debate público com objetivo de tentar salvar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico representado pelo prédio do Museu da Cidade.
O evento vai ouvir o Secretário de Cultura, Ney Carrasco, que falará sobre as medidas que a Prefeitura está tomando a respeito do museu, além de ouvir a Associação Amigos do Museu da Cidade e a diretora do espaço, Adriana Barão. “É preciso que se ache uma solução urgente, nem que o prefeito Jonas Donizette tenha que intervir diretamente com o governador Geraldo Alckmin. Após o debate avaliaremos, inclusive, a possibilidade de ações objetivas junto aos movimentos culturais para impedir a venda do imóvel”, disse o vereador Gustavo Petta (PCdoB), que organiza o evento.

O Museu da Cidade vive um disputa entre o governo Alckmin (PSDB) e a Prefeitura de Campinas sobre o prédio que abriga o museu desde 1992. Recentemente, a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) decidiu não renovar o termo de cessão provisória de uso do prédio e anunciou seu interesse na venda do mesmo. A empresa do governo estadual deu duas alternativas à Prefeitura de Campinas: alugar a edificação do século 19 – onde funcionou a primeira fábrica da cidade – ou comprá-la por R$ 3,8 milhões. Caso contrário, o imóvel terá de ser desocupado e corre o risco de ser demolido.

“É um absurdo termos que discutir novamente a posse deste prédio histórico depois de mais de 30 anos”, disse Petta, em referência à luta encampada pelo arquiteto e ex-prefeito de Campinas pelo PT, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, e outros campineiros em meados da década de 1980. “Naquela época, Campinas também correu o risco de perder esse patrimônio, mas a sociedade se mobilizou e conseguiu evitar que o mesmo fosse demolido para dar lugar a um túnel”, lembrou. Logo após, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress