2104844973_db3a46ff01_zA Rede Minha Campinas lançou ontem, 06 de abril, uma campanha de mobilização por itens de transparência na nova licitação do transporte público da cidade.

A campanha “Quanto melhor a licitação, melhor o busão!”, visa exigir três procedimentos que garantam a mínima decência na licitação: 1. GPS em todos os ônibus com dados abertos; 2. Venda de passagens pelo poder público; 3. Empresas concessionárias sejam de propósito específico (ou seja, não podem ter outra atividade que gere confusão nos custos)

“Com isso, a população terá mais acesso ao real custo e receita que as empresas tem com o transporte público e se o contrato está sendo cumprido quanto ao número de ônibus na rua. Os itens se baseiam, inclusive, em um estudo encomendado pela própria EMDEC“, anota a campanha.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) obrigou a Prefeitura de Campinas a lançar uma nova licitação para o transporte público, pois o contrato atual foi declarado ilegal, ou seja, uma licitação indecente. A Secretaria Municipal de Transportes declarou que a licitação deve ser publicada em abril. Nesta ano, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB), deu subsídio milionário para as empresas de ônibus.

A primeira ação da Rede Minha Campinas foi o lançamento de uma página de pressão direta no Secretário de Transportes, e presidente da EMDEC, Carlos José Barreiro, responsável pela escolha das novas empresas de ônibus. A população poderá acessar a página que facilita o envio de emails de apoiadores pedindo ao Secretário a inclusão dos itens na nova licitação.

Além da página de pressão, a organização também montou um site com informações e históricos da situação do transporte público na cidade, mostrando a necessidade de se melhorar a fiscalização e transparência do serviço.

A equipe da Minha Campinas também estará presente no Dia das Boas Ações, um evento global em que se incentiva o trabalho voluntário. No dia 10 de abril, na Lagoa do Taquaral, haverá uma Tempestade de Ideias com a população para recolher ideias de táticas criativas para promover a campanha e atingir o objetivo de inserir os itens na licitação do transporte público.