divulgaA Justiça condenou o ex-­prefeito de Vinhedo (SP), Milton Álvaro Serafim (PTB) por violação à Lei de Licitações em favor da Máfia das Sanguessugas. A decisão é da 1.ª Vara Federal de Campinas, que condenou o ex-prefeito a dois anos de prisão, pena convertida em medidas
restritivas: eles terão de pagar 10 salários mínimos cada e prestar serviços à comunidade a serem definidos pelo juízo de execução.

Serafim é do mesmo partido do ex-deputado Roberto Jefferson, que foi homenageado com uma entrevista em horário nobre no Roda Viva, da TV Cultura, em que pode afirmar que a corrupção do PTB é melhor, mais moderada, do que a corrupção de outros partidos.

Os secretários Administração Alexandre Ricardo Tasca e a presidente da Comissão de Licitações, à época do mandato do ex-prefeito, Maria Christina Fonseca Demarchi, também foram condenado.

A Máfia das Sanguessugas foi um escândalo que envolveu prefeitos e políticos beneficiários de propinas na aquisição de ambulâncias a preços superfaturados. Milton Serafim já tinha sido condenado a 32 anos e quatro meses de prisão em outubro de 2015, por crime de concussão – quando um funcionário público cobra propina em razão da função que exerce.

A Máfia das Sanguessugas foi revelada em 2006.O esquema provocou desvios de R$ 110 milhões de recursos repassados pelo Ministério da Saúde para compra de mais de mil ambulâncias. Segundo a investigação, as propinas eram garantidas pelo superfaturamento do preço dos veículos de até 260%.