spgov educacao divulgaA rede estadual de ensino de São Paulo, sob o comando do governo Geraldo Alckmin(PSDB), se transformou em uma verdadeira fábrica de doenças mentais. Com uma lógica competitiva, meritocrática e baixos recursos financeiros, a rede concede nada menos do que 372 licenças médicas a professores por dia. A principal causa de afastamento são transtornos mentais e comportamentais, responsáveis por 27,8% dos casos.

No ano passado, foram cerca de 136 mil afastamentos médicos concedidos. Dos 220 mil docentes da rede, 48 mil – 21,8% – saíram de licença ao menos uma vez.

Os dados foram obtidos pela reportagem do jornal Estadão por meio da Lei de Acesso à Informação. “A carreira docente, segundo especialistas, é considerada estressante por más condições de trabalho – alta carga horária, conflitos com os alunos e acúmulo de mais de um emprego. O problema cria um desafio para o governo do Estado, que precisa substituir os afastados constantemente para manter as aulas”, diz. Veja texto.