12932992_1121086317954123_5226504314891069103_nNo próximo sábado, dia 2 de abril, às 16h, o Ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, exibe o filme “O Velho e o Mar”, de John Sturges, baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway.

Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador cubano (Spencer Tracy) captura um imenso marlin – e deve desafiar o mar, lutando contra tubarões e contra o clima para levar seu grande prêmio para casa. Filmado parcialmente na ensolarada Cuba e agraciada com uma trilha sonora de primeira – ganhadora de Oscar – assinada por Dimitri Tiomkin, O Velho e o Mar, é uma ode do cinema ao indomável espírito humano. A performance de Spencer Tracy lhe deu a sexta de um total de nove indicações ao Oscar que ele teve ao longo de sua carreira e o filme conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no Nationa Board of Review de 1958. (EUA, 1958. Colorido, 86 min).

Hemingway era sabidamente fascinado com as histórias de homens que superam os desafios da natureza. Ao fisgar um peixe maior do que o seu barco, o velho Santiago testa os próprios limites enquanto tenta, com mãos ensanguentadas, recolher o peixe até uma distância que lhe permita lançar o arpão. Nesse embate, ele demonstra a capacidade do espírito humano para enfrentar e vencer adversidades.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro