IMG_5182 (640x427)Nos próximos dias 29, 30 e 31 de março, às 20h, no teatro Castro Mendes, a Cia Histriônica de Teatro, de Campinas, realiza a reestreia do espetáculo “Alma Boa – Uma parábola chinesa”.

Dirigido por Dirceu de Carvalho, com direção musical de Henrique Catalogo, e baseado na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o espetáculo busca refletir sobre a necessidade e a possibilidade de se ser bom no mundo como ele está, partindo de nosso contexto socioeconômico atual e das relações entre indivíduo, coletivo e meio em que estão inseridos.

Três misteriosos deuses chegam na antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa”. Já desiludidos, encontram a prostituta Chen Te, uma moça bondosa que oferece sua casa como hospedagem. Revelando os conflitos da protagonista Chen Te, o elenco materializa uma cidade chinesa fictícia – Setsuan – que aos poucos se mostra muito semelhante a nossa própria realidade.

A encenação instaura um espaço de jogo, onde os atores assumem diferentes personagens a partir da dinâmica de construção e desconstrução dos aspectos físicos que compõem cada tipo e utilizam da versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário, todos os elementos contribuindo para evidenciar a teatralidade do espetáculo. A música, executada ao vivo, assume papel ativo na condução da narrativa.

“Alma Boa – Uma parábola chinesa” pretende oferecer uma experiência teatral baseada na tradição brechtiana de encenação e visa, primordialmente, proporcionar ao público diversão e um convite à reflexão.

A reestreia do espetáculo “Alma Boa – Uma parábola chinesa” é o primeiro evento da Maratona Histriônica, uma realização da Cia. Histriônica de Teatro com o objetivo de ocupar espaços culturais da cidade de Campinas com espetáculos de seu repertório no primeiro semestre de 2016. O grupo, formado no distrito de Barão Geraldo, pretende conhecer e trocar mais com o público de Campinas, além de ampliar o leque de eventos artísticos oferecidos à população. Todas as atividades serão divulgadas na página do grupo.

A Cia Histriônica de Teatro é composta por atores formados em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2013 montaram os espetáculos “O Cortiço”, dirigido por Marcelo Lazzaratto e Grácia Navarro; “Happy End”, dirigido por Verônica Fabrini e Wanderley Martins, e a primeira versão do espetáculo “Alma Boa – Uma parábola chinesa”, inspirada na obra de Bertolt Brecht, que teve concepção original de Matteo Bonfitto e atualmente é digirido por Dirceu de Carvalho. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Alma Boa – Uma parábola chinesa
29,30 e 31/03 às 20h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia e ingresso promocional*)
*Para saber mais sobre a promoção, acesse a página do grupo