pencil-case-932143_640O Procon de Campinas encontrou variação de preço de até 102% em material escolar. A pesquisa comparativa de preços foi feita na primeira semana de janeiro de 2016 em oito papelarias espalhadas pelo município de Campinas.

Dos 89 produtos pesquisados, 61 apresentaram variação igual ou superior a 20% nos preços. Entre as maiores variações estão a borracha branca Record 20 Mercur (102%), o corretivo em fita CIS (73%) e a massa de modelar 6 cores Acrilex (72,5%).

Além da variação de preços, o Procon criou um sistema de pontuação em que cada estabelecimento recebeu um ponto para por produto cujo preço é o menor dentre os pesquisados. Em caso de empate, todos receberam o ponto. Foi calculado também o abastecimento percentual de cada estabelecimento.

Os oito estabelecimentos pesquisados estão localizados no Centro, Vila Padre Anchieta, Nova Campinas, Barão Geraldo, Jardim Novo Campos Elíseos, Santa Genebra, Ponte Preta e Jardim Ipaussurama.

A pesquisa de preços assim como a pontuação e abastecimento dos estabelecimentos pode ser acessada na página do Procon na internet (Carta Campinas com informações de divulgação)