o-grande-hotel-budapeste-papo-de-cinema-02
Cena de “O Grande Hotel Budapeste”

Nesse mês de janeiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, terá sessões de cinema gratuitas durante a semana no período da tarde.

A seleção dos filmes foi feita pelo crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira. As sessões acontecem a partir da próxima terça-feira, 12, e vão até o final do mês, sempre às 14h30.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Terça, 12 de Janeiro, 14h30
GAROTA SOMBRIA CAMINHA PELA NOITE
direção de Ana Lily Amirpour
Coisas estranhas acontecem em Bad City. Uma cidade fantasma iraniana, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer… vermelha como o sangue. EUA, 2015. Preto e Branco, 101 min.

Quarta, 13 de Janeiro, 14h30
O CONTO DA PRINCESA KAGUYA
direção de Isao Takahata
A animação acompanha Kaguya, um bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Ao longo do tempo, ela se transforma em uma bela jovem e passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. A moça envia para seus pretendentes tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não a ama. Japão, 2013. Colorido, 137 min.

Quinta, 14 de Janeiro, 14h30
HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
direção de Daniel Ribeiro
Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana (Tess Amorim), e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel (Fabio Audi), um menino que vai fazê-lo descobrir coisas que ele nem imagina. Brasil, 2014. Colorido, 96 min.

Sexta, 14 de Janeiro, 14h30
MOMMY
direção de Xavier Dolan
Diane Després (Anne Dorval) é uma viúva que se sente sobrecarregada por ter que criar sozinha o filho Steve (Antoine-Olivier Pilon), um jovem violento e problemático. Em um ato de coragem, ela acaba tirando o garoto da escola. No entanto, Diane é surpreendida pela boa vontade de Kyla (Suzanne Clément), sua vizinha e professora, que demonstra interesse em ajudar a complicada família. Canadá, 2014. Colorido, 138 min.

Terça, 19 de Janeiro, 14h30
O GRANDE HOTEL BUDAPESTE
direção de Wes Anderson
Durante o período entre as duas guerras mundiais, um concierge de um famoso hotel na Europa faz amizade com um jovem empregado. Os dois se envolvem no roubo de uma pintura renascentista inestimável e na batalha por uma fortuna de família. Tudo isso em meio às mudanças ocorridas na Europa nos anos 20. EUA, 2014. Colorido, 100 min.

Quarta, 20 de Janeiro, 14h30
O BABADOOK
direção de Jennifer Kent
Uma mãe solteira, atormentada pela morte violenta do marido, batalha com o medo de seu filho de um monstro estar se espreitando pela casa, mas logo descobre a presença sinistra ao seu redor. EUA, 2014. Colorido, 93 min.

Quinta, 21 de Janeiro, 14h30
RELATOS SELVAGENS
direção de Damián Szifron
Uma comédia de humor negro com seis histórias explorando o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens ao inegável prazer de perder o controle. Argentina, 2014. Colorido, 122 min.

Sexta, 22 de Janeiro, 14h30
RESPIRE
direção de Mélanie Laurent
Charlie tem 17 anos e se sente atraída por Sarah, a nova aluna de sua da escola. As jovens começam a dividir intimidades e segredos, mas o relacionamento começa a mudar rapidamente. França, 2014. Colorido, 91 min.

Terça, 26 de Janeiro, 14h30
BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE
direção de Richard Linklater
Em tom quase documental, filme mostra a vida de Mason (Ellar Coltrane), um menino, dos 8 aos 15 anos de idade e os primeiros amores, os conflitos em família, a mudança de escola e o sentimento constante de desgosto e admiração pela vida e pelos parentes. EUA, 2014. Colorido, 165 min.

Quarta, 27 de Janeiro, 14h30
O JOGO DA IMITAÇÃO
direção de Morten Tyldum
Cinebiografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), que usou seus conhecimentos de matemática, lógica e computação durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar os Estados Unidos durante o conflito. Para além do profissional, se escondia um homem em conflito com sua homossexualidade. Inglaterra, 2014. Colorido, 113 min.

Quinta, 28 de Janeiro, 14h30
CORRENTE DO MAL
direção de David Robert Mitchell
Algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável. EUA, 2014. Colorido, 100 min.

O ABUTRE
direção de Dan Gilroy
Quando Lou Bloom, um homem ambicioso desesperado por trabalho, entra para o jornalismo de crime na cidade de Los Angeles, ele ultrapassa a linha entre observador e participante para se tornar a estrela de sua própria reportagem. EUA, 2014. Colorido, 117 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro