c9617323fa8f47de7ebfc9e1648d154aDurante o mês de janeiro, O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) traz ao público três exposições, uma de fotografia, uma de artes plásticas e a outra que tem a geografia como tema principal.

A mostra “Paisagem Silenciosa” traz 30 fotos do fotógrafo Martinho Caires, concebidas em momentos distintos da trajetória do fotógrafo. São imagens desde a década de 1990, feitas ainda com equipamento analógico até fotos digitais modernas. A ideia é que os visitantes acompanhem a evolução do olhar crítico do fotógrafo sobre o que significa ser humano no ambiente urbano. A exposição é fruto de projeto aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), ligado à Secretaria Municipal de Cultura. A curadoria tem assinatura de Ligia Testa, produtora cultural e responsável pela concepção e organização de várias mostras individuais e coletivas.

Composta por 42 obras de 15 artistas plásticos, a exposição “Pintura dos Anos 60” ilustra a importância da arte brasileira na luta contra o estruturalismo e outros “ismos” políticos e sociais.

A mostra retrata a tendência figurativa e as preocupações estéticas que todos os artistas tinham em comum, também expressa o caráter debochado, crítico e altamente polêmico nas artes visuais que conjecturam uma sociedade urbana de consumo e de linguagens de meios de comunicação massiva. A mostra tem 20 pinturas, de diversas técnicas, dos artistas Humberto Espíndola, Wanda Pimentel, Maria Helena Motta Paes, Charlota Adlerova, José Roberto Aguilar e Carlos Paez Vilaró. Também traz 12 desenhos de Oscar Ramos Antônio Manuel, Gundermano Lizarraga e Sérgio Berber, e 10 esculturas, dos artistas Geraldo Jürgensen, Décio Leite Cruz, Takeo Shimizu, José Vieira, Souza Netto e Luis Figueiredo.

A exposição “Tempo, Espaço e Lugar” pretende reunir a arte e a ciência e usa a ideia do espaço geográfico com referência nos textos de Milton Santos. Para o escritor, o espaço geográfico é o lugar onde se estabelecem as relações sociais, econômicas e políticas. São trabalhos de seis artistas: Carol Seiler, Fulvia Molina, João Carlos de Sousa, Lynn Carone, Marcia Gadioli e Vera Toledo, com curadoria de Marcelo Salles. A mostra nasceu de reuniões periódicas entre os artistas onde eram discutidos vários textos, principalmente do geógrafo e pensador Milton Santos. Este também é mais um dos projetos selecionados pelo Edital de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

O Macc fica na Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação Macc – janeiro de 2016
Horários: de terça a sábado das 10h às 18h (quinta das 10h às 22h) e domingo das 11h às 15h
Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) – Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas.
Faixa etária: Livre
Entrada Gratuita