maxresdefaultNo dia 30 de janeiro de 2016, o Bloco Unidos do Candinho sai às ruas na sua 23ª edição com o tema “Se expressar é cuidar, deixa a gente cantar: liberdade de expressão não à exclusão!”.  A concentração começa às 13h no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, e a saída para a Praça Beira Rio está prevista para as 14h30. O Unidos do Candinho espera reunir cerca de 1000 pessoas, entre trabalhadores, usuários, familiares e a comunidade em geral. A previsão é que a festa aconteça até às 19h.

Esse ano, o samba enredo vencedor foi composto por Eliomar Guimarães Santana, Anderson Seixas, Ana Paula Donizete, Cleusa M. Pena, Marcello Araújo – Caps Novo Tempo. A gravação do samba enredo foi realizada pelo Coletivo da Música. No dia do desfile, cerca de 60 usuários e funcionários de diversos serviços da Rede de Saúde Mental prometem mostrar o resultado dos ensaios, tocando surdos, caixas, tamborins e chocalhos.

Tradicionalmente, o Bloco Unidos do Candinho sai às ruas uma semana antes do carnaval oficial, levando os foliões ao grito de Carnaval pelas ruas de Sousas. Nesse ano, o Candinho conta com a participação do Bloco Cupinzeiro de Barão Geraldo, que surgiu em 2002 com o objetivo de resgatar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. Há treze anos desfila pelas ruas de Barão reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar carnaval. Em 2016, o Cupinzeiro sairá com o tema Loucura, alegrando as ruas por onde passa e mantendo o carnaval espontâneo, sem cordão de isolamento.

O diferencial do Bloco Unidos do Candinho é o de ser uma festa inclusiva e familiar, bastante diversificada, e que já faz parte do calendário oficial de Campinas.

O bloco “Unidos do Candinho” desfilou pelas ruas de Sousas pela primeira vez no ano de 1993. A parceria entre o Cândido Ferreira e a prefeitura havia sido firmada dois anos antes, inaugurando uma nova forma de tratamento em Saúde Mental em Campinas. O bloco, então, trazia consigo toda esta alegria, buscando promover a integração com a comunidade, a convivência, o respeito e a dignidade.

A cada ano, o bloco foi conquistando mais foliões, se desenvolvendo e realizando desfiles mais bonitos e organizados. Além dos usuários, profissionais, familiares e a imprensa, vários moradores de Sousas se juntam aos foliões para celebrar a convivência e o respeito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes do trajeto do Bloco e a letra do samba enredo de 2016:

Trajeto do Desfile

O desfile sairá às 15h do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Rua Antônio Prado, n° 430, Sousas e seguirá pela Rua Cabo Oscar Rossini (altura da Praça Carlos Sevá), pegando a Avenida Isabelita Vieira (altura do Banco Itaú) e seguindo até a Praça Beira Rio.

Samba enredo Unidos do Candinho 2016 – 23ª Edição

COMPOSITORES: Eliomar Guimarães Santana, Anderson Seixas, Ana Paula Donizete, Cleusa M. Pena, Marcello Araújo – Caps Novo Tempo

OLHA, O POVO QUER PASSAR PELA AVENIDA
TRAZENDO ALEGRIA DO CARNAVAL
CANTANDO A LIBERDADE, COM ARTE E AMOR
VEJAM, O CANDINHO VEM DESCENDO A LADEIRA
CELEBRANDO MAIS UM CARNAVAL
NOSSO BLOCO JÁ ESTÁ NA RUA VAMOS TODOS SAMBANDO ATRÁS
CANTANDO POR MAIS LIBERDADE, ESPERANÇA E PAZ.

Refrão
ÔÔÔÔ, SOU CANDINHO SOU DE SOUSAS E CANTO COM FORÇA
EU QUERO ME EXPRESSAR
ÔÔÔÔ, É O CANDINHO NA AVENIDADE COM MUITA ALEGRIA
LIBERDADE DE CANTAR

É SE EXPRESSAR É CUIDAR
DEIXE O POVO CANTAR
DEIXE O POVO CANTAR COM AMOR
É NESTE SAMBA QUE LOUCURA É HARMONIA
E A BEIRA-RIO SE ENCHE DE ALEGRIA
COM PASSOS FIRMES CRUZO A PONTE DO ARRAIAL
MOSTRANDO A FORÇA DESSE NOSSO CARNAVAL
QUERO MINHA VERDADE DESFILANDO NA AVENIDA
ABRINDO ESPAÇO PRA DESRAZÃO DA MINHA VIDA

CANTA, CANTA, MINHA GENTE, DEIXANDO A TRISTEZA PRA LÁ
CANTA FORTE, CANTA ALTO, QUE A VIDA VAI MELHORAR

Refrão