Foto 4 npt (427x640)No dia 11 de dezembro de 2015, sexta-feira, às 20h30, no teatro do Sesc Campinas, a bailarina Jussara Miller apresenta seu novo solo “Nada pode tudo”, um diálogo entre dança, fotografia e literatura livremente inspirado nos poemas da poeta brasileira Alice Ruiz.

O espetáculo é uma extensão da pesquisa realizada pela coreógrafa Jussara Miller com questões ligadas à investigação da construção da poética do movimento tecida pela articulação entre dança, literatura e fotografia. Uma pesquisa realizada em outros espetáculos da artista em parceria com o diretor Norberto Presta e o fotógrafo Christian Laszlo como os dois últimos trabalhos desta parceria: Clariarce (baseado na obra de Clarice Lispector) e Cá entre Nós (inspirado na obra de Adélia Prado), solos mais recentes da coreógrafa, ambos premiados pelo Proac. “Nada pode tudo” vem completar uma trilogia.

O ecletismo literário da poeta Alice Ruiz faz-se presente desde seus livros até as composições musicais eternizadas por importantes vozes, como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro. A força poética que recheia suas palavras, pela primeira vez, salta do papel para o palco através do novo trabalho da coreógrafa e bailarina Jussara Miller. A artista contaminou-se pela energia literária da poeta brasileira para ganhar novos contornos e perspectivas dramatúrgicas em sua dança.

Os ecos das palavras escritas de Alice Ruiz reverberam na palavra dançada de Jussara Miller. Os textos coreográficos não se preocupam em narrar os textos escritos da poeta, e sim em dialogar de variadas formas, pelo movimento, pelas fotografias, músicas, silêncio, pausa, presenças em cena. A construção coreográfica de “Nada pode tudo” bebeu na fonte dos haikais de Alice Ruiz, forma de expressão literária nascida no Japão, no século XVI. A concepção, criação e dança é de Jussara Miller. Já a direção, dramaturgia e cenografia ficou a cargo de Norberto Presta e a fotografia e trilha sonora são assinadas por Christian Laszlo, que fez a pesquisa das imagens que são projetadas em cena e que se somam aos movimentos coreográficos de Jussara Miller.

“Nada pode tudo” é contaminado pela poética da palavra de Alice Ruiz e pontua a linguagem escrita na posição de limite entre o dizível e o indizível, com a sutileza e precisão de sua abordagem sobre o exercício fundamental da reflexão, observação e apreensão a partir de uma percepção instantânea do momento presente.

Neste solo de Jussara Miller, há vários momentos de improvisação. A artista trabalha com a Técnica Klauss Vianna e denomina um procedimento de sua pesquisa como “mapa coreográfico”, um mapa que abre possibilidades de a cada dia a coreografia acontecer de uma maneira diferente a partir do estado de presença que é priorizado e trabalhado durante todo o espetáculo.

O que impulsionou Jussara Miller a entrar no universo de Alice Ruiz foi perceber a sua inquietude como mulher, sua sensibilidade como ser humano em cada palavra, em cada verso, os detalhes, o simples, ou melhor, a complexidade da simplicidade. Segundo a coreógrafa, tudo isto é muito presente na obra de Alice Ruiz e foi isto que a encantou. A escolha da poeta brasileira possibilitou Jussara Miller a explorar as fronteiras dramatúrgicas da dança contemporânea, abrindo frestas e novas possibilidades desta pesquisa em constante movimento, acolhendo o desejo de dar continuidade e profundidade nas investigações, reflexões e reformulações de procedimentos dramatúrgicos a cada nova criação.

Além da apresentação única do espetáculo, acontecerá no dia 12 de dezembro, das 15h às 17h, na sala de vivência do SESC Campinas (Sala Corpo e Arte), a oficina “A Escuta do Corpo” que propõe a exploração dirigida do movimento a partir da investigação do corpo sensível com o uso de vetores que potencializam o movimento pelo espaço. Será́ trabalhado o estado de dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando a preparação do corpo cênico a partir do referencial somático com a prática da Técnica Klauss Vianna. A oficina é direcionada a dançarinos, atores e pessoas interessadas em dança. Informações no telefone: 19 – 3737 1500. As inscrições poderão ser feitas pelo SITE.

Os ingressos para o espetáculo variam entre R$ 5,00 e R$ 17,00 e poderão ser adquiridos pela internet ou nas Unidades do Sesc.

Jussara Miller acaba de receber o “Prêmio Denilto Gomes de Dança 2015” com a coreografia de NADA PODE TUDO e Christian Laszlo é premiado com a trilha sonora do espetáculo. O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – Proac 2014. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Concepção, criação e dança: Jussara Miller. Direção, dramaturgia e cenografia: Norberto Presta. Fotografia e trilha sonora: Christian Laszlo. Assistência coreográfica: Cora Laszlo. Figurino: Renata Siqueira Bueno. Desenho de luz: Cristiano Pedott. Operação de luz: Lucas Rodrigues. Arte gráfica: Ian Takaes. Edição de imagem: Igor Capelatto. Projeto cenotécnico e sonoplastia: Christian Laszlo. Produção: Salão do Movimento.

Espetáculo NADA PODE TUDO
Dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 20h30.
Onde: SESC Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP.
Informações: 19 – 3737 1500.

Oficina “A Escuta do Corpo”
Dia 12 de dezembro, sábado, das 15h às 17h.
Onde: SESC Campinas (sala de vivência).
Informações no telefone: 19 – 3737 1500.