Exilius por Maycon Soldan 02 (640x426)Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, às 20h, o grupo Matula Teatro realiza duas apresentações do espetáculo teatral Exilius no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. As apresentações encerram o clico de apresentações em Campinas do Grupo, comemorando seus 15 anos de vida.

O Espetáculo é um solo de Erika Cunha, dirigido por Alice Possani, onde o público é convidado a aproximar-se da atriz, criando um espaço íntimo em que olhos podem se encontrar e compartilhar, por um instante, um espaço que tangencia as fronteiras entre ficção e realidade. A encenação busca na simplicidade dos materiais usados em cena a força do trabalho da atriz. A dramaturgia mescla a experiência junto aos Saharauis, relatos autorais e textos de Norberto Presta. A partir de um fato verídico, eminentemente político, descobre-se um impulso para uma reflexão sobre a experiência do exílio, sobre a identidade em transformação, como metáfora sobre a resistência.

Dentro de um carrinho de mão repleto de areia, uma mulher nos conta histórias. Como nos tradicionais contos das mil e uma noites, fantasia e realidade se entrelaçam nas histórias compartilhadas com o público. A história de um povo, a trajetória de uma mulher, a experiência da atriz que ultrapassou barreiras geográficas para encontrar a realidade de um povo exilado: são os elementos que compõe a dramaturgia de EXILIUS, desvelando a tênue fronteira entre memória e ficção, entre desamparo e esperança, entre o sofrimento do corpo e o desejo de lutar por um novo mundo.

A exposição fotográfica FRONT(EIRAS), que acompanha o espetáculo, traz imagens dos acampamentos de refugiados Saharauis, localizados no sul da Argélia, feitas pelo fotógrafo italiano Paolo Cattaneo, compondo o universo imagético do Projeto EXILIUS.

O deserto e a situação de exílio são tratados como metáforas da indisponibilidade do corpo com o espaço e do corpo em si mesmo, e tem como pano de fundo o conflito dos Saharauis, um povo que luta para ver reconhecida sua pátria, na região do Deserto do Sahara. A experiência da atriz Erika Cunha em sua pesquisa de campo na África e na atuação como artista-educadora voluntária junto à associação “Jaima Saharawi” na Itália, compõem a tensão entre ficção e realidade, uma das vertentes de trabalho do Grupo Matula Teatro.

O Grupo Matula Teatro também lança uma campanha para ajudar cerca de 25 mil refugiados, dentre eles adultos, crianças e idosos, que estão desabrigados devido às tempestades ocorridas em outubro e que deixaram muitos acampamentos devastados e parte do hospital destruído. Foi criada uma página no site vakinha.com.br (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-acampamentos-saharauis) e aqueles que desejarem poderão acessar mais informações e contribuir com a causa dos Saharauis.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Atuação: Erika Cunha
Direção e Iluminação: Alice Possani
Textos: Norberto Presta, Alice Possani e Erika Cunha
Provocação Cênica: Norberto Presta
Figurino e Cenário: Juliana Pfeifer
Trilha Sonora: Silas Oliveira
Fotos: Maycon Soldan
Projeto Gráfico: Estúdio Refeel
Registro Audiovisual: Diego da Costa e Ericson Cunha
Fotos Exposição: Paolo Cattaneo
Exposição Fotográfica Ambientada: Anna Kühl e Bruno Cardoso
Apoio Pesquisa de Campo: Laboratório Cisco e Maria Farinha Filmes
Operação técnica (som, luz, projeção): Alice Possani, Érico Daminelli e Bruno Cardoso
Produção: Quesia Botelho e Thaís Tkatchuk
Duração: 50 minutos
Gênero: drama/ documentário
Classificação etária: 14 anos

Espetáculo Teatral EXILIUS
Grupo Matula Teatro (Campinas-SP)
Indicação Etária: 14 anos / Duração: 50min.
Dias 12 e 13 de novembro às 20h
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP, 13013-051| Fone: 19 3733-8800
Ingressos gratuitos – retirados no local a partir das 19h
Mais informações: 19 3305-8372 | http://www.grupomatulateatro.com/