‘Afrociberdelia – Mostra de Música DUB’ traz ritmo jamaicano derivado do reggae

10_25_vitrola_adubada_com_buguinha_dub_afrociberdelia03No próximo dia 22, quinta-feira, às 19h, será aberto no Sesc Campinas o projeto ‘Afrociberdelia – Mostra de Música DUB’ que traz, por meio de diversas atividades, o ritmo jamaicano derivado do reggae. A programação gratuita conta com os principais representantes do gênero nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A abertura do projeto, no dia 22, quinta, às 19h, exibe o ‘Documentário Dub Echoes’ seguido de bate-papo com audição de vinis. A exibição e bate-papo terão participação de Marcus MPC, Yellow P e Félix. O documentário sobre a música dub aborda as características que levaram à criação do gênero, a proliferação dos Sound Systems na Jamaica e influência dessa cultura em movimentos como o hip hop e a música eletrônica. A atividade é gratuita e acontece no teatro do Sesc.

No dia 23, sexta, às 19h, o grupo carioca ‘Digital Dubs’, um dos pioneiros do gênero no Brasil, agita o Jardim do Galpão. Um dos pioneiros do dub brasileiro, o coletivo carioca Digitaldubs é formado pelos djs Marcus MPC, Nelson Meireles (ex-O Rappa) e Cristiano Dudmaster (Cidade Negra) que, ao vivo, se revezam nas pick-ups com um arsenal de versões de clássicos do reggae, grooves tradicionais e eletrônicos. A atividade é gratuita.

10_24_bomboclat_afrociberdelia01Já o coletivo campineiro ‘Bomboclat’ se apresenta gratuitamente no dia 24, sábado, às 15h, no Jardim do Galpão, e conta com um sistema de som nos moldes da tradição jamaicana. Primeiro sound system de dub de Campinas, o coletivo Bomboclat visa promover e fortalecer a cultura reggae sound system na cidade, envolvendo música, informação e arte.

O Pernambuco é representado no dia 25, domingo, às 15h, no Jardim do Galpão, pelo músico ‘Buguinha Dub’ que apresenta gratuitamente seu show “Vitrola Adubada”, um mix feito na hora como caldo de cana, com seleções nacionais de dub, ska, afrobeat, reggae e misturas de ragga com coco (ritmo regional pernambucano), totalmente produzidas no Brasil.

Na sequência, às 17h, também no Jardim do Galpão, acontece gratuitamente o show do grupo ‘Dubversão Sistema Som’. Na ativa desde 2001, o Dubversão Sistema de Som é o primeiro sound system da região Sudoeste do país a seguir fielmente o formato original jamaicano, com paredes de equipamento próprio e trabalho contínuo de bailes abertos nos mais diversos pontos da cidade, priorizando as periferias.

10_25_vitrola_adubada_com_buguinha_dub_afrociberdelia02Finalizando a programação, na ‘Oficina Adubada’ nos dias 27 e 28, terça e quarta, às 19h, o público tem a oportunidade de produzir e gravar uma música do gênero com recursos analógicos e digitais. A oficina de produção sonora será ministrada pelo produtor musical Buguinha Dub que apresentará técnicas simples de gravação e produção musical derivadas da Dub Music. Para essa atividade é necessário se inscrever na Central de Atendimento ou pelo SITE.

Mais detalhes da programação podem ser vistos no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress