reproducao sanasaUma mistura nada prudente em plena crise hídrica. Enquanto a Sabesp obrigou a redução de captação de água para indústrias, agricultura e pecuária na última segunda-feira (17) em 30% , a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas) dá sinal verde para a população consumir. Antes, a Sanasa havia pedido para a população economizar, o que reduziu o faturamento da empresa e gerou dois aumentos de tarifa.

Essa contradição levou o vereador  Pedro Tourinho (PT) a entrar com ação no MPSP (Ministério Público de São Paulo) nesta quarta-feira (19/08) contra a Sanasa para apurar eventual prática de “propaganda enganosa” por parte da empresa de Campinas ou ainda, malversação de recursos públicos.

“O motivo é porque estamos passando por uma grave crise no abastecimento de água, sendo certo que mesmo no período de chuvas, tanto o Governo Estadual através da Sabesp, quanto o Governo Municipal através da Sanasa, fizeram campanhas publicitárias para que a população reduzisse drasticamente o consumo de agua. Agora, estranhamente, no período de estiagem, a empresa campineira lançou uma campanha publicitária, com o slogan de “Sinal Verde”, estimulando explicitamente a volta do consumo pela população”, anotou o vereador.

Para o vereador, é de conhecimento público que a situação do abastecimento é grave e mesmo assim a Sanasa estimula o consumo, onerando ainda mais os cofres públicos através de veiculação de comerciais na mídia em geral. (Carta Campinas)