picadinho da velha- julho 2015-1-17 (640x411)Circulará por Campinas, em diversos espaços culturais da cidade, no mês de agosto e setembro, o projeto “César Guerra-Peixe: um compositor popular”, do grupo campineiro Picadinho da Velha, que foi contemplado pelo ProAC Gravação de Disco Instrumental 2014.

O grupo fará circulação do repertório do CD inédito em três espaços da cidade de Campinas (Teatro Municipal Castro Mendes, Centro Cultural Casarão e Auditório do Instituto de Artes) e também no Sesc Piracicaba.

O repertório está em processo de gravação e conta com a direção musical de Nailor Proveta e arranjos de Jayme Vignoli. Nesta circulação, o grupo contará com algumas participações especiais como a do músico Edu Guimarães (sanfona) em todas as apresentações e no dia 26 de agosto, última apresentação da temporada. Também participarão os músicos Nailor Proveta (sax e clarinete) e Toninho Carrasqueira (flauta).

A ideia deste projeto surgiu a partir do álbum Brasileiro Saxofone (2010), de Nailor Proveta, em que o músico gravou o choro Inclemência, de Guerra-Peixe. Por conta da beleza da composição e da estética distinta do choro tradicional, esta música chamou a atenção e despertou no conjunto Picadinho da Velha a curiosidade por outras obras do maestro, de instrumentação popular. O próximo passo foi visitar o Acervo Jane Guerra-Peixe, em Petrópolis, onde a sobrinha-neta e maior detentora das obras do maestro recebeu o grupo e disponibilizou as partituras originais. Assim, inicialmente, o grupo Picadinho da Velha pré-arranjou oito músicas e apresentou esse repertório no VII Encontro de Choro da Unicamp, em maio de 2014. Os professores da Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro, participantes do Encontro, assistiram à apresentação, interessaram-se pelo projeto e decidiram contribuir com o grupo para dar continuidade à empreitada: auxiliar nos arranjos e na execução das músicas, elevando a qualidade musical do projeto e ampliando sua margem de divulgação.

O grupo, composto por alunos e ex-alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp, teve início a partir da pesquisa em torno da obra popular do compositor César Guerra-Peixe e tem como principal objetivo levar a música instrumental brasileira adiante, inovando a partir de seus elementos fundamentais. Isto se nota nesta homenagem ao centenário do compositor vanguardista César Guerra-Peixe, feita através de uma visita a suas composições de choro, e chamando a atenção do público para o fato de que já nos anos 60 o choro passava por avanços em sua forma e estética. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes das apresentações do grupo em Campinas:

Ficha Técnica:
Grupo Picadinho da Velha:
Chico Santana – pandeiro e percussão
Diogo Nazareth – piano
Franco Galvão – violão sete cordas
Fernando Sagawa – saxofone
Eduardo Pereira – cavaco e bandolim

Arranjos: Jayme Vignoli
Direção Musical: Nailor Proveta

Convidados:
Edu Guimarães – sanfona
Nailor Proveta – Sax e Clarinete
Toninho Carrasqueira – flauta

 “César Guerra-Peixe: um compositor popular” – apresentações
06 de agosto (quinta-feira), 20h – Teatro Municipal Castro Mendes – Centro/ Campinas
13 de agosto (quinta-feira), 20h – Sesc Piracicaba – Centro/ Piracicaba
16 de agosto (domingo), 20h – Centro Cultural Casarão – Barão Geraldo/ Campinas
26 de setembro (sábado), 20h – Auditório do Instituto de Artes – Unicamp/ Cidade Universitária/ Campinas – Participações de Nailor Proveta e Toninho Carrasqueira

Faixa etária – livre
Ingressos – retirada de senha no local, 30 minutos de antecedência
Centro Cultural Casarão – ingressos no chapéu, demais espaços Entrada Gratuita