IMG_2579No dia 16 de agosto, domingo, a Cia. Grande urso Navegante inicia sua temporada de teatro infantil em Campinas com a apresentação do espetáculo “O Passe e o Gol”, baseada no livro de Juca Kfouri de mesmo nome.

As peças apresentadas pela companhia misturam teatro, literatura e cidadania, sendo destinadas a crianças em idade pré-escolar, até o ensino fundamental I. Além da apresentação do dia 16, a cidade vai receber também espetáculos nos dias 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro, todos gratuitos e abertos ao público. As apresentações acontecem no Espaço Cultural Maria Monteiro, localizado na Vila Padra Anchieta, em duas sessões: às 14h e 16h.

A peça “O Passe e o Gol”, que será apresentada no dia 16 de agosto, baseada no livro de Juca Kfouri, conta a história dos irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho que se dão muito bem, mas não quando o assunto é futebol. Os conflitos entre os dois se agrava quando eles são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final do campeonato muitas surpresas acabam acontecendo.

O espetáculo do dia 13 de setembro, “A Pipa e a Flor”, conta a história de uma pipa que, ao encontrar uma flor, começa a fazer reflexões sobre a liberdade, a felicidade e o amor. Adaptação do livro “A Pipa e A Flor” do escritor Rubem Alves, tem o texto altamente poético e traz à tona o que há de mais desejado na vida, ou seja, a valorização das relações humanas, em todos os níveis. A peça tem música ao vivo, com repertório erudito e cantigas de roda.

IMG_2705 (640x427)Já “Menina de arte”, que será apresentado no dia 11 de outubro, é baseado no livro “Menina de Arte”, de Hebe Rios, que conta a história de Daniela Caburro, vítima de paralisia infantil quando ainda era um bebê. Apesar das dificuldades em ser cadeirante, Daniela superou os desafios e se transformou em uma artista plástica de reconhecimento internacional, que utiliza a boca para pintar suas obras. A artista participa da peça como atriz, mostrando que motivação e capacidade dependem exclusivamente de força de vontade e confiança em si mesmo.

A apresentação do dia 8 de novembro fica por conta da peça “Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?”, que traz à tona questionamentos sobre as coisas tidas como próprias “de meninos” e “de meninas”. São várias as diferenças entre o mundo feminino e o masculino, que nos faz refletir sobre a verdadeira importância da vida, ou seja, ser e saber ser feliz, lidando com a questão das diferenças.

IMG_2628 (640x427)A Cia. Grande urso Navegante foi criada e dirigida por Laerte Asnis, ator e diretor, em 1991, na cidade de São Paulo, com foco no público infantil. A principal característica do grupo é montar e encenar peças com recursos simples, que possam ser apresentadas em qualquer tipo de espaço e eventos. Outra característica do grupo reside em seu repertório teatral, sempre baseado em livros de personalidades do cenário literário e educacional, tais como Rubem Alves, Juca Kfouri, José Pacheco, Regina Drummond, Sandra Branco, Hebe Rios, entre outros. A Cia tem em seu repertório musical, músicas do cancioneiro universal, interpretadas ao vivo pela pianista e educadora musical Valéria Peres. Utiliza recursos artesanais na confecção dos elementos cênicos.

A companhia realizará diversas apresentações gratuitas em cidades do interior de São Paulo e na Capital. O projeto é realizado pela Direção Cultura com incentivo da Secretaria da Cultura de São Paulo (ProAC) e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Temporada da Cia. Grande urso Navegante
Datas: 16/08, 13/09, 11/10 e 8/11
Horário: 14h e 16h (duas sessões)
Entrada: gratuita
Informações AQUI