A festa julina anual, com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de julho, se inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro e negro. Tem jongo, samba, maracatu, rap, entre outras misturas e manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos julinos, vestuários e artesanato.
Em 2009, o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014, o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas, alcançando o reconhecimento local e fortalecimento da Comunidade Jongueira que é um dos únicos Patrimônios Culturais imaterial reconhecido na cidade.
A Festa acontece na sede da comunidade, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas. A entrada é 1kg de alimento não-perecível que será doado para o banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro.
Veja AQUI a programação completa do Arraial. Mais informações na página da Comunidade Jongo Dito Ribeiro ou no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira – Rua Domingos Haddad, s/n° 01 em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda – rua s/ saída. Informações: 19 99134-3922 | 19 3227-5633 | 19 98106-7238 |
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…