12Arraial (497x640)O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 4000 pessoas. Este ano, a festa acontece no dia de 11 de julho, sábado, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que também abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do estado de São Paulo.

A festa julina anual, com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de julho, se inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro e negro. Tem jongo, samba, maracatu, rap, entre outras misturas e manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos julinos, vestuários e artesanato.

Em 2009, o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014, o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas, alcançando o reconhecimento local e fortalecimento da Comunidade Jongueira que é um dos únicos Patrimônios Culturais imaterial reconhecido na cidade.

A Festa acontece na sede da comunidade, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas. A entrada é 1kg de alimento não-perecível que será doado para o banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela  Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Veja AQUI a programação completa do Arraial. Mais informações na página da Comunidade Jongo Dito Ribeiro ou no evento no facebook.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira – Rua Domingos Haddad, s/n° 01 em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda – rua s/ saída. Informações: 19 99134-3922 | 19 3227-5633 | 19 98106-7238 |