612897a7-cdf1-49d4-ad67-454d8042d388A partir da próxima sexta-feira, 19 de junho, o Sesc Campinas reunirá 55 artistas/coletivos nacionais e estrangeiros (México, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e Canadá) em 54 performances, cinco rodas de conversas/debates temáticos, quatro exposições de fotos e quatro sessões de videoperformances, dentro do evento “Performance em Encontro”.

O evento, que segue até o dia 30 de junho, em nove dias de ações performáticas, bate-papos, workshops e exposições, encerra um ciclo de programações mensais que discutiram, ao longo de 19 meses, a performance como uma linguagem, trazendo sempre artistas para fazerem debates, workshops, oficinas, além de se apresentarem para o público da unidade campineira do Sesc e de espaços públicos na cidade.

Nos dez dias de programação, acontecerão 54 performances, ações efêmeras e/ou duracionais de 53 artistas nacionais e internacionais que ocuparão o Galpão e outros espaços do Sesc Campinas nos períodos da manhã, tarde e noite. Usando diversos tipos de materiais e maneiras de expressar, o conjunto de performances dialoga com questões do contemporâneo, como o corpo no contexto social e de identificação, a discussão sobre diversidade, o consumo, a política em sentido expandido e também a própria Performance no campo da arte contemporânea.

Destacam-se na programação artistas que tem participado de festivais e encontros internacionalmente ou articulado importantes eventos no Brasil, como  Lucio Agra, Tales Frey, Filipe Espindola e Sara Panamby, Samira Br, T. Angel, Coletivo ES3, Rodrigo Munhoz, Thaíse Nardim, entre outros. Outro destaque é Rubiane Maia, artista de Vitória, que foi uma das escolhidas por Marina Abramovic para apresentar um trabalho durante a exposição da performer sérvia no Brasil, Terra Comunal.

Desde novembro de 2013, o projeto Performance teve como um dos seus braços fortalecer a cena de performance em nível nacional e principalmente na cidade e região de Campinas. Assim, nesta 20a edição, o Sesc traz, para dentro da programação do projeto, o ATOS em AÇÕES, que consiste em uma iniciativa articulada pela artista Cecília Stelini, que vive e trabalha em Campinas, pela troca e realização de processos criativos transnacionais em torno da Performance/Arte da Ação a partir da participação em festivais e mostras pela América Latina. A participação de artistas de outros países da América Latina, como Tzitzi Barrantes, Nelda Ramos, Neryth Yamile, Gabi Alonso, Alperoa e Ruth Vigueras e outros, foi articulada pelo ATOS em AÇÕES, bem como a participação de alguns artistas locais, dentre eles Lea Moraes, Gilio Mialichi e Sechi.

A fotografia, uma das maneiras usadas para registrar a performance ou até mesmo para auxiliar o artista a passar a sua mensagem, estará presente também. Um dos exemplos é a exposição de fotoperformances do Coletivo ES3, de Natal. Os artistas buscaram as nomenclaturas que Hilda Hilst usava para se referir a Deus em sua obra e criaram uma série fotográfica com imagens sugeridas pela autora. As fotos foram feitas na casa em que a autora morou em Campinas e hoje abriga o seu instituto. 

Os fotógrafos René Mainardi (Brasil) e Antonio Juárez (México), especialistas no registro fotográfico de performances pelo mundo inteiro, farão vivências fotográficas passando um pouco de sua experiência aos participantes. Além disso, o evento também traz uma exposição com uma amostra do trabalho dos dois fotógrafos. Os vídeos, muito usados como forma de expressão ou registro, também ganham destaque durante o evento. Com curadoria de Rodrigo Munhoz, o Performance em Encontro terá exibição de videoperformances divididos em quatro blocos.

Além de uma extensa programação, o evento será marcado também pelo lançamento do catálogo do Projeto Performance no dia de abertura da mostra. A publicação traz textos autorais e inéditos produzidos e adaptados pelos artistas participantes das 19 edições do projeto.

Toda a programação será gratuita. Mais informações sobre a programação completa na página do Sesc ou no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

PERFORMANCE EM ENCONTRO Dia 19, sexta, das 16h às 23h (abertura); De 20 a 30\6, sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Terça a sexta, das 9h30 às 22h. Performances, debates, workshops e exposições. Grátis.

Sesc CAMPINAS – Endereço – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas. Telefone – (19) 3737-1500.