Água é tema de filmes na programação de cinema da Casa do Lago

chegada-rochaNesta semana, entre 23 e 27 de março, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe em sua programação de cinema semanal, filmes que abordam a temática da água.

Antes de cada uma das sessões, será exibido o documentário “The water thieves”, de Sébastien Elias. O documentário, que faz parte da seleção da Mostra Ecocine 2015, traz um cenário em que, com a falta da água, as pessoas lutam por sua sobrevivência não medindo as consequências. O que nós seríamos capazes de fazer para obter a água? (legendado em Inglês e áudio em Francês). 14 minutos

Na segunda-feira, 23, será exibido o filme “Waterworld – O segredo das águas”, de Kevin Reynolds. Em meados do terceiro milênio, em razão do derretimento das calotas polares, a Terra se tornou um lugar sem terra sólida e a população vive em barcos ou em ilhas artificiais. Neste contexto, um ser anfíbio (Kevin Costner) vive comercializando tudo que é possível, inclusive terra pura e, após ser preso injustamente, é libertado por uma comerciante (Jeanne Tripplehorn) que exige que ele a leve embora e junto com eles uma garota (Tina Majorino), que tem nas costas o mapa para se chegar a Terraseca, o único local com terra firme. Mas o chefe (Dennis Hopper) de uma gangue resolve persegui-los, pois também deseja encontrar este local.

“O livro de Eli”, de Albert Hughes e Allen Hughes, será exibido na terça-feira, 24.  Em um futuro não muito distante, 30 anos após o término da última guerra. Eli (Denzel Washington) é um homem solitário, que percorre a América do Norte devastada. Ele apenas deseja paz, mas ao ser desafiado não foge à luta. Seu principal objetivo é proteger a esperança da humanidade, a qual guarda consigo há 30 anos, sendo que para tanto faz o que for preciso para sobreviver. O único que compreende seu intento é Carnegie (Gary Oldman), o autoproclamado déspota de uma cidade repleta de ladrões. Ao mesmo tempo Solara (Mila Kunis), a filha da companheira de Carnegie (Jennifer Beals), fica fascinada com Eli pela possibilidade de que ele lhe mostre o que há além dos domínios que conhece. Só que Carnegie está disposto a impedir sua cruzada, para recuperar Solara e também conseguir o valioso objeto que Eli protege.

Na quarta-feira, 25, a exibição é do filme “Árido Movie”, de Lírio Ferreira.  Jonas (Guilherme Weber) é o repórter do tempo de uma grande rede de TV, que mora em São Paulo mas está rumo à sua cidade-natal, localizada no interior do nordeste. O motivo é a morte de seu pai (Paulo César Pereio), com quem teve pouquíssimo contato e que foi assassinado inesperadamente. Jonas enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de Soledad (Giulia Gam), uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar ele encontra uma parte da família a qual não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai.

“Flow – Por amor à água”, documentário de Irena Salina, será exibido na quinta-feira, 26. O documentário nos alerta sobre a questão fundamental do século 21: a crise global da água para a qual a maior parte das pessoas e a grande mídia permanece incrivelmente alheia. O filme levanta a problemática da privatização do estoque de água fresca do mundo por um cartel e coloca a grande questão: poderia alguém realmente possuir a água?!

Encerrando a programação semanal, será exibido na sexta-feira, 27, a animação “Rango”, de Gore Verbinski. A história debruça-se sobre um extrovertido e solitário camaleão, com uma queda para o mundo artístico e um certo problema de identidade pessoal. Por mero acidente do destino, se vê obrigado a se deslocar até Dirt, uma cidade sem lei no meio do deserto, onde todo o comércio se desenrola ao redor do abastecimento de água. Mas é então que todas as reservas de água desaparecem misteriosamente. É assim que essa divertida animação destinada a crianças e adultos aborda a relação entre a água, o poder e a corrupção.

Todas as sessões são gratuitas, abertas ao público em geral, e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

 

Comente