1487255_466046523505568_1954330575_nAté dia 14 de março, workshops gratuitos de História do Cinema e História da Arte, abertos ao público em geral, serão oferecidos pela Pandora Escola de Arte, em Campinas.

O primeiro dos workshops de História do Cinema, que serão ministrados pela cineasta e professora Priscila Salomão, acontece no próximo dia 28, sábado, a partir das 10h40, e terá como tema o cinema de Charles Chaplin. O workshop fará uma introdução ao universo de um dos diretores mais aclamados do século XX e que marcou para sempre a história do cinema. Seus filmes, seus personagens e sua biografia serão abordados.

No dia 5 de março, às 19h, será discutido o “Cinema e Quadrinhos”. Qual é exatamente a diferença entre cinema e HQ? Quem influenciou quem? Das páginas para as telas ou do cinema para o HQ, no workshop o público poderá saber mais sobre as semelhanças entre essas duas formas de expressão artística e como é importante um leitor de HQ estar atento ao que acontece na sétima arte.

No dia 12 de março, também às 19h, é a vez de falar sobre o “Horror” no cinema. Quem nunca se arrepiou com um bom filme de horror? No workshop o público poderá saber mais sobre este gênero que atrai plateias do mundo inteiro, sua história, seus grandes clássicos e seus ciclos, além de seus personagens monstruosos e fascinantes.

No dia 14, a partir das 9h, o workshop se encerra com uma discussão sobre “Tarantino”. Cult e style são algumas das palavras que descrevem a filmografia de Tarantino e seu estilo peculiar de fazer cinema. No workshop, o público poderá entender por que seus filmes se tornaram tão cultuados por um público fiel.

Já os workshops de História da Arte serão ministrados por Felipe Masiero, artista plástico e professor, que buscar levar o público a observar manifestações artísticas vindas dos mais diferentes e polêmicos artistas.

Leonardo da Vinci será o tema deste sábado, 28, a partir das 9h. No workshop, será possível conhecer mais sobre a obra de um dos pintores mais famosos do período renascentista.

Ron Mueck será discutido no dia 2 de março, a partir das 19h. O público poderá conhecer neste workshop a obra do escultor australiano Ron Mueck que está em exposição na Pinacoteca de São Paulo até o dia 22 de Fevereiro de 2015.

Vik Muniz será abordado no dia 3, às 19h. A obra de Vicente José de Oliveira Muniz ou simplesmente Vik Muniz poderá ser conhecida melhor a partir deste workshop. Vik é um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos, conhecido por fazer experimentos com novas mídias e materiais.

Salvador Dali é tema no dia 4, às 19h e 14, às 10h40. O público poderá conhecer mais sobre a obra deste excêntrico pintor catalão conhecido pelo seu trabalho surrealista.

Romero Britto encerra o workshop de história da arte no dia 10, às 19h. O artista conhecido por despertar o amor e o ódio do público terá sua produção discutida para além do gosto e do juízo de valor, dentro da proposta que deveria nortear a abordagem de assuntos polêmicos como esse: o entendimento.

A partir do que se coloca, em especial desde a Arte Moderna, o objetivo do workshop é entender a proposta do artista como algo que deve sempre preceder a formação do gosto sobre a mesma.

Todos os temas discutidos terão conversa aberta ao público. É necessário reservar vaga pelo telefone: (19) 3234.4443 ou email [email protected] . A Pandora Escola de Arte fica na Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí. Mais informações pelo site. Todos os workshops são gratuitos. (Carta Campinas com informações de divulgação)