ce8f1b97caa816959ecf3db2c24c9390De 30 de janeiro a 7 de fevereiro acontece em Campinas a “Semana do Quadrinho Nacional” que terá diversas atividades, entre elas exposições, palestras e uma feira de HQ.  O evento será realizado em cinco bibliotecas públicas da cidade e na Pandora Escola de Arte. Todas as atividades terão entrada gratuita.

A Semana conta com a participação de artistas da cidade e da região com destaque a Fabiano Carriero, que conseguiu reunir artistas como Dalcio Machado, Mario Cau e Caio Yo, Gilmar, Fernandes, Laudo Ferreira, Batata Sem Umbigo, Bira Dantas, além do pessoal da Garagem, com quadrinhos raros de acervos particulares.

A abertura da Semana será na sexta-feira, 30 de janeiro, às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, que fica na avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro. Na abertura, acontecerão duas exposições, “Leituras e Releituras” e “Raridades dos Quadrinhos”,  uma forma de homenagear o Dia do Quadrinho Nacional, que é celebrado dia 30 de janeiro, no qual foi datada a primeira história em quadrinhos no Brasil, a tira do Nhô-Quim do Ângelo Agostini, em 1869.

Ao longo da semana, o público também poderá ver exposições dos “75 anos do Batman”, “Made in Brazil”, “Criaturas e Criadores” e uma exposição em homenagem a Dag Lemos, falecido recentemente e que trabalhou para a Hannah Barbera, com personagens como Falcão Azul e Bionicão, e produziu várias HQs de terror.

Também haverá espaço para conhecer mais sobre quadrinhos com palestras que cobrem diversos campos das HQs: do início das HQs, com Bira; a História do Mangá, com Caio Yo, Contando Histórias com Imagens, com Mario Cau e Ricardo Quintana, além da relação entre as histórias em quadrinhos e o cinema que será explorada por Priscila Salomão.

As palestras serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, no Centro, sempre às 14h. No mesmo local, haverá uma Feira de autores independentes de Quadrinhos (HQs), no dia 7 de janeiro, a partir das 14h, e também lançamentos de HQs.

As atividades serão realizadas nas bibliotecas públicas “Guilherme de Almeida, em Sousas; “Monteiro Lobato”, no Bosque dos Italianos; “Joaquim de Castro Tibiriçá”, na Praça Ópera Salvador Rosa Bonfim; “Professor Ernesto Manoel Zink” no Centro; e “Cora Coralina”, na Vila Padre Anchieta; e também na Pandora Escola de Arte, que fica no Cambuí.

Mais informações podem ser vistas na página do evento nas redes sociais. Veja abaixo mais detalhes da programação completa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

10451717_631303800306814_4318960062217779754_n