2024b034-2cca-41a9-a519-f2461a8e812bA riqueza da cultura Peruana poderá ser vista e experimentada pelo público em apresentações musicais e de dança, cinema e gastronomia como parte da programação do “Sons e Sabores do Peru” no Sesc Campinas.

Na próxima sexta-feira, 5, será aberta a exposição fotográfica “O Coração do Porto”. Com uma câmera na mão e um olhar inocente, o fotógrafo José Chuquiure percorreu as ruas e esquinas da cidade peruana de Callao e conseguiu revelar a espontaneidade da população local com suas fotografias. A exposição pode ser vista até o dia 31 de dezembro na Sala de Multiplo Uso 1, de terça a sexta, das 7h às 21h, e sábado e domingo, das 9h30 às 18h30 gratuitamente.

Um cardápio especial de pratos peruanos poderá ser degustado de 5 a 8 de dezembro no restaurante do Sesc Campinas que oferecerá diversos pratos típicos do Peru, como batatas à peruana, aji de galinha, adobo de cerdo e sudado de pescado.

As atrações musicais começam no próximo dia 6 com o workshop musical “Cajón” no sábado às 14h na Sala de Atividades 4. Com a participação dos músicos peruanos Pithy Cajonero e Jacinto, a atividade aborda a história e as técnicas relacionadas ao instrumento cajón, cuja origem se situa no Peru colonial. Ainda no sábado, às 16h, acontece a apresentação do grupo “Fina Estampa” no Galpão Multiuso. O grupo de música e dança da costa do Peru circula pelo Brasil com o intuito de promover a cultura peruana. Após a apresentação, haverá degustação de comidas típicas do Peru.

No dia 8, segunda-feira, o público poderá assistir à exibição do filme “De panelas e sonhos”, às 18h30  no teatro do Sesc. Em meio a tantas diferenças que podem ser encontradas em um país, existe um espaço onde toda uma nação se sente harmoniosamente integrada. No Peru, esse espaço é a cozinha. Este documentário conta um pouco da história da nação peruana, seus hábitos, sua cultura e mostra como a culinária pode ser um elemento de integração entre um povo. (Peru, 2009, 75 minutos. Documentário. Direção: Ernesto Cabellos). Após a exibição, às 20h, haverá um bate-papo sobre cultura peruana com Fernando Álvarez, Cônsul-Geral Adjunto do Peru em São Paulo, e Carmen de Watson, socióloga e coordenadora da ONG Inti Wasi.

Mais informações sobre a programação AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)