Previsões 2015: será que o PT continua a financiar a Globo e petistas a criticá-la?

Há 12 anos pelos menos, desde que o PT assumiu o governo federal com o ex-presidente Lula, o PT vem anualmente destinando bilhões de reais para Rede Globo em nome de uma imaginária governabilidade. A sangria dos cofres públicos com a Globo, que existe desde o tempo da Ditadura Militar, não parou durante o governo petista, mesmo com a animosidade entre petistas e editorialistas da emissora.

Em levantamento recente, calcula-se que a Globo recebeu R$ 5,9 bilhões desde 2000.

Enquanto a presidenta Dilma Rousseff e dirigentes petistas socam dinheiro na Globo, os militantes criticam a emissora nas redes sociais.

Mas esse é um jogo duplo que interessa aos dirigentes petistas: de um lado enche o bolso da Globo (política real) e de outro diz para o povo que precisa de uma democratização da mídia (política imaginária até o momento). Essa esquisopolítica já dura 12 anos, mas talvez não resista a mais 4 anos.

A eleição de 2014 mostrou que a população mais evitou o Aécio Neves (PSDB) do que elegeu Dilma. Isso coloca Dilma em uma encruzilhada: fazer um governo mais conservador ou trazer avanços sociais e políticos importantes.

Parece escolher o primeiro caminho. Os novos ministros tendem para o conservadorismo em nome da pacificação com a imprensa e com o mercado de capitais, mas também podem dar muita desesperança à população e aos petistas.

Em todo caso, os oráculos nos dizem que o PT vai continuar enchendo a Globo de verba publicitária e os petistas vão continuar reclamando da emissora em blogs e no Facebook, pelo menos em 2015.

 

 

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

18 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

24 hours ago