180 grausHá 12 anos pelos menos, desde que o PT assumiu o governo federal com o ex-presidente Lula, o PT vem anualmente destinando bilhões de reais para Rede Globo em nome de uma imaginária governabilidade. A sangria dos cofres públicos com a Globo, que existe desde o tempo da Ditadura Militar, não parou durante o governo petista, mesmo com a animosidade entre petistas e editorialistas da emissora.

Em levantamento recente, calcula-se que a Globo recebeu R$ 5,9 bilhões desde 2000.

Enquanto a presidenta Dilma Rousseff e dirigentes petistas socam dinheiro na Globo, os militantes criticam a emissora nas redes sociais.

Mas esse é um jogo duplo que interessa aos dirigentes petistas: de um lado enche o bolso da Globo (política real) e de outro diz para o povo que precisa de uma democratização da mídia (política imaginária até o momento). Essa esquisopolítica já dura 12 anos, mas talvez não resista a mais 4 anos.

A eleição de 2014 mostrou que a população mais evitou o Aécio Neves (PSDB) do que elegeu Dilma. Isso coloca Dilma em uma encruzilhada: fazer um governo mais conservador ou trazer avanços sociais e políticos importantes.

Parece escolher o primeiro caminho. Os novos ministros tendem para o conservadorismo em nome da pacificação com a imprensa e com o mercado de capitais, mas também podem dar muita desesperança à população e aos petistas.

Em todo caso, os oráculos nos dizem que o PT vai continuar enchendo a Globo de verba publicitária e os petistas vão continuar reclamando da emissora em blogs e no Facebook, pelo menos em 2015.