2111_Mais_que_MelComeça nesta terça-feira, 11, no Sesc Campinas, a mostra de cinema “Recortes do real”. A mostra exibirá quatro documentários seguidos de bate-papos. Geralmente associados a registros de experiências que estão distantes do cotidiano, os documentários são capazes de despertar reflexões e novos olhares sobre a vida que não seriam possíveis somente através daquilo que está próximo.

Os filmes selecionados para a mostra trazem olhares possíveis sobre assuntos contemporâneos, abrindo novas maneiras de enxergar o mundo e seus problemas.

As sessões são gratuitas e acontecerão nos dias 11, 18, 19 e 21 de novembro, sempre com início às 19h30, no teatro do Sesc. Os ingressos serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia de cada sessão.

Confira abaixo detalhes da programação:

DIA 11, ACESSO À ZONA DE PERIGO

(Access to the Danger Zone. Bélgica / Somália / Quênia / Congo / Afeganistão, 2012, 70 minutos. Documentário. Direção: Peter Casaer e Eddie Gregoor). Com mediação de Miguel Pachioni, coordenador de comunicação do escritório brasileiro da ONG Médicos sem Fronteiras. Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos gratuitamente pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Documentário sobre a atuação da ONG Médicos sem Fronteira em zonas de guerra ao redor do mundo, mostrando o cotidiano de uma organização que, além de lidar com os problemas que a guerra traz aos não combatentes, ainda tem a tarefa de manter-se neutra entre todos os agentes envolvidos no combate.

Data: dia 11, terça, às 19h30.

Local: Teatro do Sesc Campinas.

GRÁTIS

DIA 18, AS CORES DA CONTESTAÇÃO

(Brasil / França / Tunísia, 2014. 27 minutos. Documentário. Direção: Elena Parravicini e Stella Boni). Com mediação de Elena Parravicini e Stella Boni, diretoras do filme.Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos gratuitamente pela Central de Atendimento no dia da atividade.

O filme retrata os muros da Tunísia pós-Revolução de Jasmim (Primavera Árabe) e os atuais desafios do país. Através do spray, das conversas com grafiteiros e militantes, o curta questiona o papel do grafite e da pichação na construção da liberdade de expressão e do espaço público tunisiano.

Data: dia 18, terça, às 19h30.

Local: Teatro do Sesc Campinas

GRÁTIS

 DIA 19, TARJA BRANCA – A REVOLUÇÃO QUE FALTAVA

(Brasil, 2014, 80 minutos. Documentário. Direção: Cacau Rhoden). Com mediação da equipe de educadores do Espaço de Brincar do Sesc Campinas. Classificação indicativa: livre. Os ingressos (limitados) serão distribuídos gratuitamente pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Brincar é um dos atos mais ancestrais desenvolvidos pelo homem. Mas o que esse ato tão primordial pode revelar sobre os seres humanos e o mundo em que vivemos? Esta produção discorre sobre o conceito de “espírito lúdico” e sobre como o homem contemporâneo se relaciona com ele.

Data: Dia 19, quarta, às 19h30.

Local: Teatro do Sesc Campinas

GRÁTIS

DIA 21, MAIS QUE MEL

(More Than Honey. Suíça / Alemanha / Áustria, 2012, 95 minutos. Documentário. Direção: Markus Imhoof). Com mediação de Christian Laszlo, engenheiro agrônomo e apicultor responsável pelo apiário Daflor (Campinas – SP). Classificação indicativa: livre. Os ingressos (limitados) serão distribuídos gratuitamente pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Em menos de quinze anos, 50% a 90% das abelhas desapareceram do globo terrestre. Esta produção investiga a responsabilidade dos homens no desaparecimento das abelhas, já que sem a polinização feita por elas, até 80% das frutas e legumes podem sumir.

Data: Dia 21, sexta, às 19h30.

Local: Teatro do Sesc Campinas

GRÁTIS