e28e452caaba86f2bafc0bc77ae7a79cEstá aberta na Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” a exposição  “Os Negros nas Histórias em Quadrinhos”, que conta com uma galeria colorida dos personagens negros mais conhecidos desde o surgimento das HQs como o Yellow Kid (garoto amarelo), super-heróis, personagens brasileiros e quadrinhos polêmicos.

A Biblioteca recebeu tirinhas de artistas como Djota Carvalho, autor do “Só dando gizada”, Bira Dantas, autor do “Escorpião de Prata e Tatuman” e Junião, autor de “Dona Isaura”.

Numa das tirinhas da exposição, de Djota, os personagens contam a história do surgimento de personagens negros nos quadrinhos brasileiros. O primeiro foi Azeitona, que fazia parte do trio com Reco-Reco e Bolão de Luiz Sá. A partir dos anos 1960 e 70 vieram o Pererê, de Ziraldo,  o Pelezinho (inspirado no astro do futebol Pelé) e o Jeremias, os dois últimos de Maurício de Sousa.

A  exposição segue até 30 de janeiro de 2015. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No período de 22 de dezembro a 12 de janeiro a Biblioteca estará fechada. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Djota Carvalho – Jornalista e mestre em Educação, Dário Djota Carvalho Jr. é cartunista desde 2002, quando começou a publicar o “Só dando gizada” no Correio Popular. É autor de livros como “A Educação Está no Gibi” e “Escola de Sacis”.
Bira Dantas – Trabalha com quadrinhos desde 1979, foi desenhista do gibi “Os Trapalhões” e colaborou com revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, O Pasquim 21 e alguns jornais. Atualmente é professor de desenho na Pandora Escola de Arte em Campinas e produz as tiras do Tatu-Man.
Junião – Formado em Artes Visuais, desenha profissionalmente há 19 anos. Trabalhou durante 11 anos no Diário do Povo, em Campinas, n’O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Atualmente faz charges sobre esportes e ilustração para livros.

Exposição Os Negros nas Histórias em Quadrinhos
Data: até 30 de janeiro de 2015 (Biblioteca fechada entre 22 de dezembro e 12 de janeiro)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Biblioteca Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” – Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro.
Informações: (19) 2116-0423
Entrada gratuita