fotocarlaoassessoriaA Câmara Municipal de Campinas vai sediar um Ato Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Umbanda, nesta terça (11/11), às 19 horas.
O Dia Nacional da Umbanda (15 de novembro) foi instituído pela Lei Federal 12.644/ 2012. Antes da oficialização, a data já era comemorada em várias cidades do País, pois refere-se ao dia em que o médium Zélio Ferdinando Moraes teria recebido, em Niterói (RJ), a missão de fundar o novo culto, em 1908, cuja prática seria exclusivamente a caridade espiritual. A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes africanas, entre outras.
A realização do Ato Solene é uma iniciativa do mandato do vereador Carlão (PT), que tem trazido para o Legislativo demandas das comunidades tradicionais de matriz africana, contra o preconceito religioso e pela igualdade racial.
O vereador é autor do Projeto de Lei 157/2013, que pretende proibir perguntas sobre religião aos candidatos em questionários de emprego, admissão ou adesão a empresas públicas ou privadas, sociedades, clubes e afins. O Projeto já foi aprovado em 1ª discussão.

Adeptos de templos de Umbanda de Campinas e região foram convidados a participar do Ato Solene, que é aberto ao público. Durante o evento, serão homenageadas entidades representativas, listadas a seguir:
União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil (Pai Jamil Rachid e Ogã Juvenal);
Associação Paulista de Umbanda (Pai Edson dos Anjos);
AUEESP (Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de SP- Sandra Santos);
Colégio de Umbanda Sagrada (Pai Rubens Saraceni);
Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil (Mãe Maria Aparecida Naléssio);
Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo (Pai Sallun);
FUCABRAD (Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros- Pai Cássio Ribeiro);
FRECAB (Federação de Resistência da Cultura Afro-Brasileira- Pai Waldir Persona);
União Regional Umbandista da Zona Oeste da Grande São Paulo (Pai Cláudio Franco);
ABUCESP (Associação Brasileira dos Umbandistas e Candomblecistas do Estado de São Paulo- Marcos Campos);
Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP (Dra. Juliana Ogawa);
Pai Milton Alves;
Templo de Umbanda Pai Tomé (Pedro Luiz Georgetto);
Templo Pai Pedro de Aruanda (Edilson Vicentim);
Associação Espiritual Pai Tajubim (Domingos Forchezatto).

Serviço: O Ato Solene do Dia Nacional da Umbanda será realizado dia 11 de Novembro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas (Rua Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta). Aberto ao público. (Carta Campinas com informações de divulgação)