ec4a2abd-f703-4089-8173-75c8b6843b9d (489x410)De 4 a 16 de novembro, a cidade de Campinas e seu cotidiano serão ocupados com espetáculos, performances, saraus, intervenções urbanas, encontros, vivências, filmes e processos criativos. Trata-se do projeto “Cidade Ocupada”, organizado pelo Sesc Campinas, que convida o público a intensificar a poesia da experiência coletiva urbana e ocupar-se da cidade.

Diante de perguntas como “Quanto tempo a cidade e seus moradores dedicam à arte? Qual lugar a arte ocupa em nosso apressado cotidiano?”, entre outras, nasceu a ideia do projeto que traz consigo a provocação de levar a arte para locais inusitados, longe do conforto das salas de espetáculos, em geral permeadas pelo público padrão, acostumado a consumir atividades culturais.

A partir desse deslocamento da arte de seus espaços tradicionais para o espaço da rua, o projeto propõe a reflexão acerca das fronteiras estabelecidas para o fazer artístico, trazendo experiências de coletivos, companhias e artistas que ousaram experimentar esse risco.

A curadoria do projeto preocupou-se em propor atividades que dialogam com os espaços ocupados, flertando com sua arquitetura, brincando com sua função social, ressignificando seu cotidiano. Além do espaço urbano, o Galpão Múltiplo Uso do Sesc Campinas torna-se uma referência dentro do projeto, que o considera um espaço privilegiado para encontros, reflexões e ações artísticas que remetam ao funcionamento da cidade.

Na programação, estão variadas atividades de artes visuais, circo, dança, música, cinema e vídeo, que se dividem entre locais públicos e o Galpão do Sesc,  incluindo três apresentações musicais ligadas ao projeto “Reincorporação Musical dos Homens de Cor”, que conta com a participação do músico e compositor Lívio Tragtenberg e a tradicional banda musical campineira da Corporação dos Homens de Cor.

A programação completa do “Cidade Ocupada” com mais informações pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)