Roma, Auditorium Parco della Musica, 29 12 2008. Orchestra di RoNeste sábado e domingo, 25 e 26 de outubro, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza duas apresentações gratuitas, às 19h30, como parte do programa “Concerto nos Bairros”. As apresentações serão na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no Jardim Proença, e na Igreja Nossa Senhora Imaculada, no São Bernardo.

 O maestro será o suíço Karl Martin, que veio, a convite, reger a Sinfônica no nono concerto oficial da temporada, no fim de semana passado. O solista Jairo Wilkens estará na clarineta e as vozes serão do coral do Collegium Vocale, regido por Akira Kawamoto.

 No programa estarão obras como a Sinfonia nº 5, K. 22, Si bemol maior, do compositor Wolfgang Mozart; Cinco Bagatelas para Clarineta e Orquestra, do inglês Gerald Raphael Finzi; Dettigen Te Deum, do alemão Georg Firedrich Handel.

 A Sinfonia N º 5 em B bemol maior, K. 22 foi composta por Mozart em dezembro de 1765, quando ele tinha apenas nove anos. A obra é dividida em três movimentos. O primeiro é empolgante e abre a sinfonia, seguido por um movimento mais solene que se torna mais profundo no terceiro movimento e segue até o final. As obras de Finzi, incluindo a Cinco Bagatelas, são consideradas de surpreendente beleza, com uma melancólica nostalgia.

 Dettingen Te Deum é considerada uma das mais aclamadas obras de Handel. Uma imponente cantata, que chegou a ser adotada por várias nações como um hino de júbilo, que celebra o fim dos tormento e das aflições de qualquer tipo de guerra, seja física ou espiritual. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa:
W.A.Mozart: Sinfonia No.5, K.22, Si bemol maior
G.R.Finzi: Cinco Bagatelas para clarineta e orquestra
G.F.Handel: Dettingen Te Deum (HWV 283)
Jairo Wilkens, Clarineta
Collegium Vocale Campinas (regente: Akira Kawamoto)
Karl Martin, Regente
“Concerto nos Bairros”

Data: 24 de outubro, sábado
Horário: 19h30
Local: Igreja Nossa Senhora de Aparecida – avenida Arlindo Joaquim de Lemos, 110, Jardim Proença, Campinas
Entrada gratuita

Data: 25 de outubro, domingo
Horário: 19h30
Local: Igreja Nossa Senhora Imaculada – rua Elias Lobo Neto, 666, São Bernardo, Campinas
Entrada gratuita