La Bruja encena uma teatralidade popular e crítica em ‘Uma Opereta Barata’

post4Livremente inspirada na Ópera do Malandro, de Chico Buarque e Rui Guerra, de 1978 , que se inspirou na Ópera dos três centavos de Brecht e Weill, de 1928, que, por sua vez, se inspirou na Ópera dos mendigos, escrita por John Gay e musicada por Johan Pepush, de 1724, que se inspirou  na realidade da miséria e da bandidagem nas ruas de uma grande cidade, “Uma Opereta Barata”, montagem do coletivo La Bruja Invenciones Imaginárias, fará sua estreia em Campinas nos dias 07, 08, 09 e 10 de agosto, às 20h, inaugurando um novo espaço na Estação Cultura: a Sala dos Toninhos.

O La Bruja Invenciones Imaginárias se aproxima do que seria um grupo de grupos. Isso porque o projeto de montar o coletivo nasceu do desejo de artistas vindos de diversos coletivos de trabalho que regularmente colaboram entre si. Verônica Fabrini e Eduardo Osório são da Boa Companhia, Silas Oliveira, Erico Damineli e Estevan Alvarez, são da Banda Senhor Macaco, Luciana Mitkiewicz é do coletivo Bonecas Quebradas e Melissa Lopes, do Matula Teatro.

A relação dionisíaca com a música, por um lado, e a crítica social por outro, aproximaram esses artistas da poética teatral do jovem Brecht. O trabalho de Melissa Lopes com máscara e sua parceria criativa com a atriz e mascareira Elisa Rossin (Cia. Troada), trouxeram a linguagem da máscara para essa pequena aventura que é a montagem do espetáculo de bolso “Uma Opereta Barata”.

Como numa opereta, a música e a canção conduzem a narrativa do espetáculo. Até mesmo nas cenas dialogadas, busca-se uma precisão musical. Já o adjetivo barata, poderia estar no lugar do popular, este que quer estar junto dos artistas de rua e dos parques de diversão. É desse universo que vieram as máscaras que fazem parte do espetáculo e seu poder de presentificar os tipos sociais. As máscaras têm, elas próprias, uma assustadora autonomia, uma força que as permite mover-se livremente entre as dimensões individuais e coletivas.

Uma Opereta Barata busca uma teatralidade popular, direta, crítica e divertida, por isso, o local em que estreará o espetáculo não poderia ser outro que não um teatro de bolso, “pequeno teatro lambe-lambe”, um teatro que sobrevive como uma ruína poética, brotando vivo por entre as brechas dos insípidos mega-eventos dessa nossa sociedade do espetáculo. Um teatro de dimensões humanas. Um teatro que busca revelar nossa menor grandeza.

Trata-se da Sala dos Toninhos, um teatro de bolso, com uma estrutura básica de luz, som e arquibancada móvel para 70 pessoas. O espaço é resultado da nova metodologia de gestão da Estação Cultura dentro do Laboratório de Produção Cultural. A Rede Usina Geradora é uma das redes que integram o laboratório, formada por 10 coletivos teatrais e artísticos de Campinas. O trabalho dessas redes tem se dado junto a Coordenadoria da Estação Cultura na construção de um processo de gestão compartilhada para a reutilização de espaços inativos que potencializem projetos coletivos e comunitários do setor cultural e que tenham como finalidade proporcionar ações culturais em parceria com o poder público.

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), o Projeto Uma Opereta Barata conta com quatro apresentações do espetáculo, além de duas oficinas gratuitas que abordarão o processo criativo do grupo – ministrados por atores do coletivo. As apresentações terão ingressos no chapéu (contribuições espontâneas). O coletivo La Bruja Invenciones Imaginárias conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Campinas e com a Rede Usina Geradora, integrando as ações do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mais informações AQUI. 

Ficha Técnica:
Direção Geral: Verônica Fabrini
Direção Musical: Silas Oliveira
Preparação de Máscara: Melissa Lopes
Criação e Confecção de Máscara: Elisa Rossin
Elenco: Eduardo Osorio, Erico Damineli, Esteban Alvarez, Luciana Mitkiewcz, Melissa Lopes, Silas Oliveira e Verônica Fabrini
Duração: 90 minutos
Indicação Etária: 14 anos

Espetáculo Uma Opereta Barata
Dias 07, 08, 09 e 10 de agosto às 20h
Entrada no Chapéu
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Rua Francisco Teodoro, 1050 – Estacionamento Gratuito


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress