slide2-800x307O Coletivo “La Bruja Invenciones Imaginárias” reúne artistas vindos de diferentes partes do Brasil e da America Latina e de diferentes campos artísticos, especialmente o teatro, a performance e a música.

Atualmente, o grupo, formado por Verônica Fabrini e Eduardo Osório, da Boa Companhia, Silas Oliveira, Erico Damineli e Estevan Alvarez, da Banda Senhor Macaco, Luciana Mitkiewicz, do coletivo Bonecas Quebradas e Melissa Lopes, do Matula Teatro, desenvolve o seu primeiro trabalho, o projeto “Uma Opereta Barata”. O projeto nasceu do desejo desses 7 artistas vindos de outros quatro coletivos de trabalho de aprofundar a investigação entre música e cena por meio da montagem de uma livre adaptação da peça de Brecht, “A Ópera dos Três Vinténs”. 

A peça, com direção geral de Verônica Fabrini, terá sua estreia nos dias  07, 08, 09 e 10 de agosto, às 20h, em uma nova sala que fica na Estação Cultura, a Sala dos Toninhos, um teatro de bolso, com uma estrutura básica de luz, som e arquibancada móvel para 70 pessoas. O espaço é resultado da nova metodologia de gestão da Estação Cultura dentro do Laboratório de Produção Cultural.  As apresentações terão ingressos no chapéu (contribuições espontâneas).

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), o Projeto “Uma Opereta Barata” também terá, além das quatro apresentações do espetáculo, duas oficinas gratuitas que abordarão o processo criativo do grupo – ministradas por atores do coletivo e relacionadas com o processo de construção do espetáculo.

A primeira delas, “Vivência na Técnica da Máscara”, será ministrada pela atriz do Grupo Matula Teatro Melissa Lopes. A oficina tem como ideia principal compartilhar o processo de criação dos personagens/tipo que fazem parte do espetáculo “Uma Opereta Barata”. Por meio da investigação da máscara e sua respectiva desconstrução do corpo, os participantes poderão experimentar diferentes formas, desenhos, eixos corporais no espaço. A oficina é destinada a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral (idade mínima 16 anos). A carga horária é de 3 horas e as aulas serão realizadas na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura.

Também será ministrada a oficina “A música em cena”, por Silas de Oliveira. O objetivo da oficina é a sensibilização da percepção auditiva-musical e técnicas musicais aplicadas à cena. Desenvolvimento da percepção auditiva, texturas sonoras e estilização/tempo. Intervenções sonoras a partir da trilha sonora do espetáculo Uma Opereta Barata. Abordagem de temas relacionados à composição e performance musical no teatro, como o canto e a direção musical. A oficina se destina a atores, músicos, bailarinos, estudantes de artes cênicas e música, interessados em geral e a carga horária também é de 3 horas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site. Há 20 vagas para cada oficina.

O coletivo La Bruja Invenciones Imaginárias conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Campinas e com a Rede Usina Geradora, integrando as ações do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo “Uma opereta barata”, 07 a 10 de agosto às 20h
Oficina “Vivências na técnica de máscara”: 09/08, 10h às 13h
Oficina “A música em cena”: 10/08, 10h às 13h
Local: Sala dos Toninhos, Estação Cultura
Estacionamento gratuito
RUA. FRANCISCO TEODORO, 1.050.