Categories: Geral

Escola da Vila União, em Campinas, rejeita interferência da iniciativa privada

O Conselho de Escola da EMEF CAIC Zeferino Vaz (Vila União) rejeitou, por unanimidade, o projeto de gerenciamento/ gestão da Falconi (Comunitas) que a Prefeitura pretende implantar na escola e em outras nove unidades da rede municipal de ensino.

A Comunitas, uma entidade sem fins lucrativos, firmou convênio com a Prefeitura para a gestão da rede por meio de captação de recursos da iniciativa privada e tem, entre seus parceiros, o Instituto de Desenvolvimento Social S/A Falconi, o Instituto Tellus e a Associação de Estudos de Liderança Pública (CLP).

O Conselho, composto por pais, alunos, professores e funcionários da escola, discorda da interferência externa na gestão escolar. A decisão, tomada na segunda-feira (25) será encaminhada à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito Jonas Donizette.
A rejeição do projeto da Falconi e outros parceiros da Comunitas pelos Conselhos de Escola segue estratégia adotada pelo Coletivo de Educadores da Rede Municipal de Campinas para impedir a viabilização do convênio, que vem sendo imposto pela administração municipal.
A base para a rejeição do projeto pelos Conselhos de Escola é o artigo 7º da Lei Municipal 6662/ 1991 (que criou os Conselhos), que prevê, entre as suas atribuições, a “deliberação sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica” da escola (item g).

A informação sobre a decisão do Conselho é do vereador Carlão do PT, que é membro da Associação de Moradores da Vila União e integra a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Campinas, criada criada dia 31 de julho, na Câmara Municipal. Em companhia de outros moradores, pais, alunos e professores, ele esteve no CAIC na manhã desta terça (26/8), para uma reunião em que a Falconi pretendia apresentar seu projeto para a escola. “Nós intervimos e conseguimos encerrar a reunião logo no início, porque não era certo fazer isso em horário que a maioria das pessoas não podem participar porque estão no trabalho”, contou ele. Por isso, uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda (1/9), às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Carta Campinas

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

11 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

13 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

14 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

19 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago