O aplicativo para ajudar a encontrar caronas, Ponga, lançado pela MobWise, uma empresa criada na Unicamp em 2009, cobre toda a cidade de Campinas. O aplicativo (app) está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

Aplicativo de carona Ponga
Aplicativo de carona Ponga

A ideia é promover o encontro entre pessoas que querem carona com quem está disposto a dá-las. Através de um sistema de geolocalização, que dá as coordenadas de cada usuário, o app facilita o encontro de quem precisa com quem pode oferecer uma carona.

Ao acessar o aplicativo, o caroneiro pode colocar a rota de que necessita – por exemplo, do centro de Barão Geraldo à Unicamp. Os motoristas que estão por perto recebem um aviso de que existe alguém pedindo carona, e, tal como acontece com aplicativos de táxi, o Ponga “combina” os dois para que a carona aconteça.

Para quem dirige, significa geração de renda no tempo livre e novas amizades. Para quem vai de passageiro, o aplicativo oferece uma opção de transporte mais barato que um táxi e mais rápido e mais confortável que um ônibus.

O app, que está disponível para download para as plataformas iOS e Android, está funcionando inicialmente em Campinas, focando primeiro em estudantes universitários. Segundo André Paraense, diretor da MobWise, start-up criadora do Ponga, este público, em princípio, tem mais tempo para dar e receber caronas, além de serem mais abertos a novidades.

“E querem uma renda extra e curtem a ideia de conhecer melhor a cidade fazendo novas amizades, além de já estarem acostumados a este tipo de dinâmica”, conta ele. E a motivação não para por aí. “Além de solucionar um grande problema logístico, caronas são um estímulo à sustentabilidade”, conclui. O aplicativo, que teve sua versão para Android lançada recentemente, tem horários de funcionamento específicos e por enquanto cobre toda a cidade de Campinas – área que será expandida no futuro. (Carta Campinas com informações de divulgação)