Uma nova manifestação de moradores do Parque Oziel, em Campinas, bloqueou nesta manhã a rodovia Santos Dummont, no sentido de Campinas para Indaiatuba. Ele protestam pela demora na construção de postos de saúde no Parque Oziel e no Jardim Monte Cristo.

Oziel, Centro de Saúde
Moradores protestam por falta de Centro de Saúde

Os locais de atendimento atualmente são improvisados e não funcionaram na última segunda-feira (26), quando os moradores em parceria com o Conselho Local de Saúde Oziel-Monte Cristo e com os funcionários das unidades, fizeram um protesto em que fecharam as portas dos postos entre às 7h30 e 12h00. A cidade também vive a maior epidemia de dengue da história, com mais de 32 mil casos, que representam 34% de todos os casos do estado de São Paulo.

O objetivo do ato, que contou com cerca de 70 pessoas em cada unidade, foi denunciar a falta de médicos e os problemas de infraestrutura nos módulos de saúde. Os manifestantes utilizaram carro de som, faixas e distribuíram panfletos.

As casas onde funcionam os módulos são pequenas e inadequadas e cada posto tem apenas um médico generalista no horário comercial e um pediatra em meio período.

Diante da situação, apenas metade da demanda consegue marcar consulta no início do mês, quando são distribuídas fichas para atendimento. A principal cobrança dos moradores da região e do Conselho é a construção de um Centro de Saúde para o atendimento dos moradores do Oziel, Monte Cristo e Jardim do Lago, que somam o total de aproximadamente 25 mil pessoas.

O Centro de Saúde cobrado pela população é uma promessa antiga da prefeitura de Campinas, administrada por Jonas Donizette (PSB). A administração municipal prometeu o posto em 2002 e, desde 2008 que a construção da unidade está prevista no Orçamento da cidade, ao custo aproximado de R$ 1,5 milhão.

Lúcio Rodrigues, membro do Conselho Local de Saúde, disse que no dia 10 de fevereiro deste ano, em reunião na Secretaria de Saúde, representantes da Prefeitura se comprometeram com o Conselho em abrir processo licitatório para a construção de um centro de saúde para os bairros em até 45 dias, mas até o momento o projeto não saiu do papel. Por meio de nota, a administração municipal disse que as obras de um novo centro de saúde na região começariam ainda este ano, afirmando ainda que trata-se de uma questão “prioritária”. (Spresso SP/Carta Campinas)