Eternos Modernos 01 (640x412)Com estreia prevista para 9 de maio de 2014 no Teatro Arte e Ofício (TAO), o espetáculo “Eternos Modernos”, com texto e direção de Sara Lopes, constrói uma pequena fantasia sobre o movimento modernista de 22, lembrando e celebrando, pela via teatral, esse momento fundamental da arte e cultura brasileira, que influenciou decisivamente o que somos hoje e decidiu, como programa e estratégia de ação, romper com tudo o que vinha antes.

Pensado por e tendo à frente nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, dentre outros escritores, artistas e intelectuais, o movimento modernista também foi fruto das primeira
décadas do século XX, marcado pelo ritmo desenfreado de mudanças sociais, políticas, econômicas e históricas que encontraram uma geração de artistas atentos, inquietos, insatisfeitos e brilhantes o bastante para assumirem o papel de renovadores das artes no país.

Revolucionários, antropofágicos, eles recontaram a nossa história, reescreveram nossa gramática, reinventaram nossa linguagem e infectaram, para sempre, as manifestações artísticas brasileiras que o sucederam. Apesar de profundamente erudito, a maior inspiração do movimento veio das coisas que o povo dizia e fazia…Nessa e dessa tensão, o movimento se fez.

O espetáculo propõe o seguinte cenário: fevereiro de 1922, Macunaíma (representado no espetáculo por Stella Vilela), Piolin (representado por Joel Barboza), Mário de Andrade (representado por Fernando Andrade) e Oswald de Andrade (representado por Hélcio Henriques), Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo, Noel Rosa, Ary Barroso, Menotti Picchia e outros grandes nomes da cena artística brasileira se encontram em frente ao Teatro Municipal de São Paulo. Vai começar a Semana de 22!

A partir daí, “Eternos Modernos” lembra e celebra o movimento modernista num suposto encontro que, antecedendo a abertura da Semana de Arte Moderna de 1922, pelas artes do teatro, reúne obras e artistas  populares e eruditos que antecipam sua autocrítica, anteveem os resultados de sua herança e decidem que vale a pena correr o risco. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“ETERNOS MODERNOS”
PEQUENA FANTASIA SOBRE O MOVIMENTO MODERNISTA DE 22
Texto e Direção: Sara Lopes – Elenco: Fernando Andrade, Hélcio Henriques, Stella Vilela, Joel Barboza, Sérgio Vergílio, Sara Lopes e Ramiro Lopes. Acompanhamento musical Doc Miranda Iluminação e Sonoplastia: Gustavo Rímoli -Produção: Grupo Rotunda – Coordenação Geral: Teresa Aguiar e Ariane Porto
Datas: 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30, e 31 de maio de 2014, às 20h30
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Local: Teatro Arte e Oficio – TAO – R. Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova, Campinas 32 41 72 17/ (19) 982000149