A epidemia de dengue em Campinas, que atualmente já passa de 22 mil casos leva o vereador Pedro Tourinho, líder do PT na Câmara de Campinas, a pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas da maior epidemia de dengue da história da cidade. Segundo o vereador, é necessário identificar que fatores levaram ao avanço da doença e a não aplicação do plano de prevenção à dengue.
Para ser instalada a CPI, o pedido precisa de 11 assinaturas de vereadores. O vereador já iniciou a coleta e conseguiu as assinaturas dos vereadores Carlão do PT, Angelo Barreto (PT) e Paulo Bufalo (PSOL). Com as 11 assinaturas, o pedido pode ser protocolado e a Comissão é instalada automaticamente, sem precisar passar por votação.
Tourinho destaca que a epidemia é um evento local uma vez que no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve redução de 80% nos casos em relação a 2013 e que os casos registrados em Campinas representam mais de 30% de todos os casos da doença no estado de São Paulo. O último relatório da Secretaria Municipal de Saúde traz 21,9 mil casos de dengue registrados neste ano. Isso no dia 5 de maio, portanto, o número com certeza já passou de 22 mil casos após esse tempo.
O vereador destaca que grande parte do Plano Municipal da Dengue não foi executado no tempo hábil para evitar a epidemia. Foi o caso da contratação de servidores, aquisição de equipamentos e de veículos coletores de materiais e entulho. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…