A colônia italiana de Campinas abriu neste domingo (6) a 20ª Semana da Comunidade Italiana de Campinas, que segue com programação até dia 20. Na abertura, foi realizada uma uma missa na Igreja São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio, e depois aconteceu a espaguetada à moda das cantinas italianas.

Foto: fernanda sunega
Espaguetada abriu Semana Italiana em Joaquim Egídio

O presidente da Casa D’Italia, Giuseppe Serra, 82, organizador da Semana, mais os amigos Franco Cacioppolini, 88, e Vitório Palumbo, 79, carregaram as bandeiras do Brasil e da Itália pela festa que lotou o salão e distribuiu mil pratos de espaguete.

“A Semana tem grande importância para a congregação da nossa comunidade, divulgação da nossa língua, arte e cultura”, explica Cacioppolini. Ele calcula que cerca de 70% dos moradores da região de Joaquim Egídio são descendentes de italianos.

A 20ª. Semana da Comunidade Italiana de Campinas continuou na Casa D’Italiana nesta segunda-feira, 7, com hasteamento das bandeiras com café da manhã na Casa, às 9h.

Amanhã, terça, haverá apresentação da ABAL, às 20h. Na quinta, almoço italiano no Bom Prato, às 12h; na sexta-feira, às 20h, jantar com polenta na Casa D’Italia e encerramento no sábado, 20 de abril, com concerto no Teatro Castro Mendes, às 20h. (Carta Campinas com informações de divulgação)