Em comemoração ao dia 27 de março, considerado o Dia do Circo, o Sesc Campinas organiza o evento “Bastidores do Picadeiro” que traz, durante todo mês de março, uma programação variada com filmes, espetáculos, vivências e outras atividades, mostrando um pouco dos bastidores do circo e homenageando o universo dos artistas circenses que, desde os circos itinerantes, levam a arte e alegria a diferentes povos e lugares.

De repente palhaço: cena do filme de Chaplin
De repente palhaço: cena do filme de Chaplin

Entre os filmes que serão exibidos estão “O Palhaço”, de Selton Mello e “O Circo”, de Charles Chaplin. Produção brasileira, “O Palhaço” será exibido na próxima terça-feira, dia 11 de março, às 19h30 no Teatro Sesc. Com direção e atuação de Selton Mello, o filme traz a história dos palhaços Puro Sangue e Pangaré, pai e filho que trabalham em um circo itinerante em passagem pelo interior do Brasil. Entre a necessidade de continuar no circo e o desejo de ter uma vida diferente, Pangaré encontra-se em uma crise de identidade, que só começa a se resolver quando ele procura a vida fora do circo. Após a sessão, haverá um debate sobre o filme.

Já “O Circo”, de Charles Chaplin, será exibido no dia 18 de março, terça-feira, também às 19h30 no Teatro Sesc. De 1928, essa produção americana, também dirigida e estrelada por Chaplin, conta a história de Vagabundo que, sem dinheiro e faminto, é confundido com um batedor de carteiras e perseguido pela polícia. Durante a fuga, ele acaba entrando no meio de uma apresentação circense e torna-se o grande destaque dela: o sucesso faz com que o dono do circo convide-o a trabalhar no picadeiro. Após a sessão,também haverá debate.

As duas atividades são gratuitas com retirada de ingresso na Central de Atendimento no dia da exibição. (Carta Campinas com informações de divulgação)

o_palhaco_selton_mello