Prédio do Cotuca está interditado por conta de problemas na estrutura

Instalado na Rua Culto a Ciência desde 1967, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) terá suas atividades transferidas para a Unicamp a partir desta segunda-feira, 17, por conta das condições em que o prédio se encontra. Tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 2011, o local possui problemas no telhado, paredes rachadas, cupins e forro danificado.

Doado por Bento Quirino, o prédio do Cotuca foi construído em 1918

De acordo com o site da Unicamp, a direção do colégio tomou a decisão de transferir as aulas para Barão Geraldo em conjunto com a reitoria da universidade, a quem o colégio é vinculado, depois que a última avaliação da Comissão Permanente de Obras (CPO) da Unicamp, feita em janeiro, constatou problemas no madeiramento do telhado principal. A Unicamp disponibilizará o sistema de ônibus fretado para transportar alunos e funcionários do Cotuca durante o período em que as aulas forem ministradas no campus da universidade.

Com a interdição do prédio onde funciona o colégio, os 1,9 mil alunos dos cursos que a instituição oferece terão aula nas salas do Ciclo Básico 1 e 2 da Unicamp. As obras de restauro devem durar pelo menos dois anos e, além disso, a Unicamp iniciará em breve a construção de novas instalações para o Cotuca no terreno da Rua Culto a Ciência, cujo investimento será de R$ 4,1 milhões.

As obras de restauro e a construção de um novo espaço para abrigar o Cotuca serão acompanhadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Campinas (Condepac).

Enquanto as obras não forem concluídas, a Unicamp pretende alugar um espaço para instalar as atividades do colégio até que as instalações possam voltar a ser ocupadas. A medida não causará alteração no calendário escolar da instituição, que oferece 18 cursos gratuitos nas áreas de  Informática, Industrial, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

1 hour ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

2 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

2 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

2 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago