Uma pesquisa da Louisiana State University com macacos aponto para o aumento de células sadias com o uso da maconha. Já faz algum tempo que o uso da erva é utilizado como tratamento terapêutico contra alguns sintomas da Aids, por exemplo, dores e perda do peso. Porém, esta pesquisa também descobriu que cannabis pode ser útil para impedir que a doença se espalhe.
Os cientistas aplicaram durante 17 meses doses diárias de THC (substância ativa da maconha) em macacos infectados por uma versão animal do HIV. Durante o período, os pesquisadores observaram que os prejuízos ao sistema imunológico dos estômagos dos animais, área que costuma ser a mais afetada, tiveram os seus danos reduzidos.
Ao Huffington Post, a coordenadora da pesquisa, Dra. Patrícia Molina, disse que “estes resultados revelam novos mecanismos que podem contribuir potencialmente para o controle da doença por meio da cannabis”. Molina também explicou que enquanto o vírus HIV ganha força se espalhando por meio de infecções que matam as células, os macacos que receberam doses de THC mantiveram altas taxas saudáveis durante o tratamento.
Pesquisas anteriores também concluíram que macacos infectados pelo HIV e tratados com THC sobreviveram mais tempo. Em 2012, outro estudo apontou que a maconha possui substâncias que podem ser efetivas na luta contra o HIV. No Califórnia Pacific Medical Center, em São Francisco (EUA), cientistas alegaram que os componentes da maconha também podem ser úteis para tratar formas agressivas de câncer. (Revisa Fórum)
(imagem reprodução) A ascensão do governo de extrema direita em 2019, com a eleição de…
(foto divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nesta quinta-feira, 13 de agosto, a…
(foto divulgação) "O armário onde guardei minhas partes quebradas e outras histórias", que será lançado…
(foto divulgação) A Bora – Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho", da Unicamp, recebe a…
(imagem timon cornelissen - pxl) O desmatamento na Amazônia teve queda de 36,87% entre agosto…
(imagem divulgação) Na próxima quinta-feira, dia 13/08, a partir das 19h30, a ADunicamp e o…