urucungos_homeNo ano de 2014 o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues completa 26 anos de existência. Para comemorar a data um bloco vai levar o maracatu para as ruas da Vila Teixeira, bairro onde está localizada a Casa de Força, nova sede do grupo.

O bloco “Urucungos 26 anos” sai no domingo de carnaval, dia 02 de março. A concentração acontece a partir das 14h e a saída do cortejo está prevista para  às 16h.  O último ensaio aberto acontece no sábado a partir das 15h.  O bloco é mais um encontro do Maracatucá com o Urucungos e promete muita música, dança, cortejo, coroação e cultura popular brasileira.

Para quem quer aproveitar o carnaval ao ritmo do maracatu, com direito a toda magia da música e da dança, ao visual dos figurinos coloridos e brilhantes e à energia da percussão e do canto, o Bloco 26 anos do Urucungos é uma ótima opção neste carnaval, além de permitir a ocupação com arte e cultura de um outro espaço da cidade.

A Casa de Força, nova sede do Urucungos, fica na rua Salvador Lombardi Neto, nº 20, Vila Teixeira, Campinas/SP.  A presença pode ser confirmada na página do evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

1800277_597044160383613_1511669501_n

* O grupo foi fundado em 1988, em Campinas, por Raquel Trindade, pesquisadora da cultura afro-brasileira e diretora do Teatro Popular Solano Trindade (Embu das Artes / SP). Convidada para dar aulas de “Danças Populares e Religiosas do Brasil” no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, Raquel ministrou um curso de extensão que abrangeu alunos, funcionários e a comunidade negra de Campinas. A partir desse curso, formou-se um grupo permanente de Teatro e Danças Populares e Religiosas do Brasil. Assim, criou-se o “Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues”. O grupo escolheu o caminho da pesquisa, seja no sentido de preservar e registrar o maior número de danças e ritos religiosos brasileiros, seja no aprofundamento dos mesmos para que daí nasça, em continuidade, um novo gesto, uma nova linguagem.
O URUCUNGOS, PUÍTAS E QUIJENGUES tem como objetivo principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira. Seus shows encantam o público com a magia da música e da dança, os figurinos coloridos e brilhantes e a energia da percussão e do canto. Entre os espetáculos do grupo estão: Maracatu do Recife, Bumba-meu-Boi de Pernambuco, Sambas Rurais Paulistas, Danças de Trabalho e Cirandas da Minha Terra.