Screen-Shot-2013-10-04-at-3.46.26-PMA Coordenadoria Geral da Universidade (CGU/Unicamp) realiza nesta quinta-feira, 5 de dezembro, no Centro de Convenções da Unicamp, o I Seminário de Construção do Plano de Segurança da Unicamp. O Seminário busca discutir a complexa questão da segurança no campus da Universidade com a comunidade, visando construir de forma participativa o que vem sendo chamado de “Programa Campus Tranquilo”.

A insegurança dentro do campus, a recente morte de um estudante e a oposição dos estudantes à presença da Polícia Militar dentro da Unicamp, são algumas das questões que demonstram a necessidade de um encontro para discutir possibilidades de segurança sem atingir a autonomia universitária e sem incorrer em medidas de caráter autoritário.

O dia começará com uma abertura às 9h feita pelo Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Universidade. Ele apresentará diretrizes gerais e a metodologia de construção do “Programa Campus Tranquilo”.

Às 9h30, uma mesa discutirá a visão da sociedade sobre a questão da segurança no Brasil. Farão parte da mesa o Prof. Dr. Renato Sergio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Prof. Dr. Coronel Elson Roney Servilha, da PM/SP, Prof. Dr. Capitão Ronilson de Souza Luiz, também da PM/SP, e a Profª Drª Suzana Durão, do IFCH/Unicamp que fará a mediação dos trabalhos.

Às 13h30, uma segunda mesa falará sobre os problemas e experiências de Gestão da Segurança em Campus Universitários. Farão parte da mesa a Profª Drª Viviane Oliveira Cubas, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, e um representante da Universidade Federal do Pernambuco, além de outro da Universidade Federal de Minas Gerais.

Às 15h, uma terceira mesa discutirá a visão das entidades representativas sobre a segurança nos Campi. Farão parte a ADUNICAMP, Associação de Docentes da Unicamp, o STU, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, e o DCE, Diretório Central dos Estudantes da Unicamp.

Às 16h ocorrerão os encaminhamentos. (Da Rede Carta Campinas)