Cena de "Acossado"
Cena de “Acossado”

A programação de cinema semanal gratuita do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, traz, essa semana, clássicos do cinema como “Cidadão Kane”, de Orson Welles, e “Acossado”, de Jean-Luc Godard, além de “Casablanca”, dirigido por Michael Curtiz.

“Cidadão Kane” provoca uma reflexão sobre a construção dos oligopólios midiáticos, seu poder e influência na opinião pública por meio da vida de um magnata das comunicações: William Randolph Hearst. Em tempo de excessiva concentração midiática, o filme se torna cada vez mais necessário e atual.

Já “Acossado”, rodado em menos de quatro semanas,é uma produção emblemática da nouvelle vague. Foi o primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard e é considerado revolucionário sob vários aspectos, começando pela montagem, já que o diretor conduziu o filme sem um roteiro concluído, basicamente improvisado. O título original em francês, “À bout de souffle”, significa em português algo como “No final das forças, sem fôlego”, fazendo referência à permanente situação de fuga e perseguição vivida pelo personagem Michel Poiccard.

“Casablanca” retoma o cenário da Segunda Guerra Mundial, no qual muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. Em meio ao dilema dos refugiados, também em uma situação de perseguição e fuga, o filme traz uma história de amor.

Também fazem parte da programação “2 Coelhos”, de Afonso Poyart e “Sindicato de Ladrões”, de Elia Kazan. As exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e 19h. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira mais detalhes dos filmes:

2 Coelhos
Gênero: Ação
Direção: Afonso Poyart
Sinopse: Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes.

Data: 25.11.2013
Horário: 16h e 19h

Cidadão Kane
Gênero: Drama
Direção: Orson Welles
Sinopse: A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Data: 26.11.2013
Horário: 16h e 19h

Acossado
Gênero: Policial , Drama , Romance
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

Data: 27.11.2013
Horário: 16h e 19h

Sindicato de Ladrões
Gênero: Drama , Policial , Romance
Direção: Elia Kazan
Sinopse: Johnny Friendly (Lee J. Cobb) é um gângster que atua nas docas de Noa Yorl. Ele é também o chefe do sindicato, sendo assessorado por Charley Malloy (Rod Steiger), um vil advogado. Os dois usam um ex-boxeador, Terry Malloy (Marlon Brando), que é irmão de Charley, para atrair Joey Doyle (John F. Hamilton) até o telhado, onde dois capangas de Friendly o empurram para a morte. O motivo do assassinato era que assim ele nada falaria para a comissão do crime, ou seja, era um delator, e para aqueles que controlavam o sindicato merecia morrer. Terry atraiu Joey com uma certa dose de inocência, pois acreditava que os capangas iam só dar uma “prensa” nele. Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã do homem assassinado, demonstra toda a sua revolta quando o padre Barry (Karl Malden) dava os últimos sacramentos para Joey. No dia seguinte Glover (Leif Erickson) e Gillette (Martin Balsam), dois membros da comissão que investiga o crime nas docas, quer interrogar Terry, mas ele diz que não tem informação para lhes dar. Logo Terry conhece Edie e começa a se sentir responsável pela morte de Joey. O padre Barry cede os fundos da igreja para os portuários se reunirem com segurança e para ver o que está acontecendo. Charley diz a Terry para que vá à reunião e lá o padre pergunta quem matou Joey Doyle. O medo faz todos silenciarem. Não tendo conseguido nada e estando prestes a encerrar a reunião, os capangas de Johnny começam a quebrar os vidros da igreja. Os poucos que tiveram coragem de ir eram atingidos por golpes de canos ou tacos de beisebol, quando saiam da igreja. Barry jura para “Kayo” Dugan (Pat Henning), um dos portuários com maior representatividade, que não irá se intimidar com tal agressão. Paralelamente nada acontece com Edie, que foi retirada da igreja por Terry. Os dois conversaram, mas o pai dela odiou saber que sua filha estava com o irmão de Charley. Ele está ansioso para que sua filha volte para o colégio, mas ela diz que não partirá até a morte do irmão ser esclarecida. Edie reencontra Terry e, apesar de ter várias coisas nele que a desagradem, há algo que não consegue definir. Porém algo deixa a situação muito tensa, pois Dugan coopera com a comissão mas, enquanto trabalhava, um engradado “acidentalmente” cai em cima dele, matando-o.

Data: 28.11.2013
Horário: 16h e 19h

Casablanca
Gênero: Drama, Romance
Direção: Michael Curtiz
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

Data: 29.11.2013
Horário: 16h e 19h